Mercados

Bolsa: a hora dos balanços

Nesta quinta-feira é hora de os investidores deixarem de lado a expectativas de um futuro melhor – que sustenta uma alta de 9,8% do Ibovespa neste mês – para se debruçarem sobre o mundo real: os resultados das empresas. A maior locadora de carros do país, a Localiza, abre a temporada de balanços do segundo trimestre […]

IBOVESPA: o índice subiu 9,8% em julho em virtude, principalmente, de expectativas de um futuro melhor / EXAME Hoje

IBOVESPA: o índice subiu 9,8% em julho em virtude, principalmente, de expectativas de um futuro melhor / EXAME Hoje

DR

Da Redação

Publicado em 20 de julho de 2016 às 20h38.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h39.

Nesta quinta-feira é hora de os investidores deixarem de lado a expectativas de um futuro melhor – que sustenta uma alta de 9,8% do Ibovespa neste mês – para se debruçarem sobre o mundo real: os resultados das empresas.

A maior locadora de carros do país, a Localiza, abre a temporada de balanços do segundo trimestre após o fechamento do pregão nesta quinta-feira. Para analistas do banco Citi, a queda na demanda e nos preços dos alugueis dos carros devem impactar diretamente o lucro da companhia. A expectativa é de que a Localiza apresente um lucro de 96 milhões de reais, 8% menor do que o do primeiro trimestre.

Será, segundo analistas, uma espécie de prenúncio do que vem por aí:  uma sucessão de resultados fracos, já que a economia não ajudou nos últimos três meses. Na próxima semana, pelo menos 22 companhias publicam seus balanços, entre elas bancos como Santander e Bradesco, a mineradora Vale, a siderúrgica Usiminas, a Telefônica Brasil (Vivo) e a fabricante de aviões Embraer.

O alívio pode vir de empresas com alto endividamento em dólar, caso de Petrobras, da companhia de alimentos JBS e da empresa aérea Gol. A moeda encerrou o segundo trimestre do ano a 3,21 reais, 11% a menos que no fim de março.

Mas lucros e receitas em queda podem afetar o bom humor dos últimos dias? Não necessariamente. “Os resultados ruins já são esperados. Os investidores estão olhando para 2017, prova disso é a alta da bolsa nos últimos dias”, afirma Marcos Peixoto, presidente da XP Gestão.

Para especialistas, o importante nesta temporada de balanços são os sinais que executivos darão, durante as teleconferências, sobre o que esperam para o ano de 2017. Qualquer anúncio de novos planos e perspectiva de melhora para o próximo ano pode levar os investidores a continuar investindo em expectativas. O mundo real, neste caso, é só um detalhe.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Mercados

Ibovespa fecha em leve baixa e interrompe sequência de recordes

Nike vai demitir 775 funcionários para apostar em automação

Dólar fecha em baixa com aversão aos Estados Unidos às vésperas do Fed

Vale lidera perdas do Ibovespa com novo transbordamento em mina