Mercados

BB DTVM compra construtoras e varejistas com aposta em IPCA

A BB DTVM, administradora de recursos do Banco do Brasil, está comprando ações dos setores com a expectativa de que uma retração da inflação beneficie a demanda doméstica

O mercado brasileiro pode ter um desempenho melhor que outros emergentes à medida que a inflação recue, aposta a BB (Fernando Lemos/VEJA Rio)

O mercado brasileiro pode ter um desempenho melhor que outros emergentes à medida que a inflação recue, aposta a BB (Fernando Lemos/VEJA Rio)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2011 às 16h54.

São Paulo - A BB Gestão de Recursos - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários SA está comprando ações de construtoras e varejistas com a expectativa de que uma retração da inflação beneficie a demanda doméstica, disse Jorge M. Ricca, gerente executivo de fundos de ações.

A BB DTVM, administradora de recursos do Banco do Brasil SA, pode vender papéis de elétricas e empresas de telecomunicações depois desses setores terem tido uma alta maior que a média do mercado, disse Ricca, que administra R$ 72,1 bilhões em renda variável. O mercado brasileiro pode ter um desempenho melhor que outros emergentes à medida que a inflação recue.

Empresas que dependem do crescimento do mercado doméstico lideraram as perdas do Ibovespa este ano, com o receio de que o esforço do Banco Central em controlar a inflação comprometa os lucros. Menor desemprego significa que a “robusta” demanda interna continuará se expandindo, disse Ricca, em entrevista hoje em seu escritório no Rio de Janeiro.

“Há oportunidades muito interessantes começando a aparecer”, disse Ricca, sem mencionar nomes de empresas. “O setor de consumo tende a performar melhor.”

Economistas reduziram suas estimativas para a inflação deste ano por três semanas seguidas, segundo a pesquisa semanal do BC divulgada dia 23. O Comitê de Política Monetária elevou a taxa básica de juros em 1,25 ponto percentual para 12 por cento este ano, depois de ter aumentando, em dezembro, o depósito compulsório e reserva de capital, em tentativas de reduzir a expansão do crédito.
Desemprego em queda

A Gafisa SA, a terceira maior empresa do setor imobiliário do País, e a companhia de bens de consumo Hypermarcas SA acumulavam queda de 30 por cento este ano até ontem. O Ibovespa perdeu 7,5 por cento no mesmo período.

O desemprego no País caiu em abril para o menor nível já registrado no mês, disse ontem o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A Tim Participações SA está liderando os ganhos do Ibovespa este ano, com uma alta de 42 por cento. A Cia. Energética de Minas Gerais, conhecida como Cemig, está em alta de 13 por cento.

A perspectiva de queda de inflação irá elevar o apetite dos investidores por ativos de maior risco, diminuindo o apelo de telecomunicações e elétricas.

“São setores que para a gente são bem precificados”, disse Ricca.

Acompanhe tudo sobre:AçõesBancosBB – Banco do BrasilComércioConstrução civilEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasIndústriaIndústrias em geralVarejo

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado