Americanas dispara 22% na B3 com Sérgio Rial como CEO
Ex-Santader irá substituir Miguel Gutierrez, na primeira troca do comando da companhia em duas décadas
Beatriz Quesada
Publicado em 22 de agosto de 2022 às 11h59.
Última atualização em 22 de agosto de 2022 às 18h01.
As ações da Americanas (AMER3) dispararam e lideraram as altas do dia nesta segunda-feira, 22, com a mudança no comando da varejista.
A companhia comunicou na última sexta-feira, 19, após o fechamento do mercado, que o conselho de administração escolheu Sergio Rial como sucessor do atual presidente, Miguel Gutierrez, a partir de 1º de janeiro de 2023.Esta será a primeira troca no comando da varejista em duas décadas.
- Americanas (AMER3) : + 22,49%
Rial, que liderou a operação do Santander Brasil (SANB11) de 2016 a 2021, é atualmente membro do conselho do banco e presidente do conselho de administração da Vibra. Rial não tem experiência no varejo, mas isso não parece ser um problema na avaliação de analistas.
“Enquanto reconhecemos que é muito cedo para avaliar quaisquer mudanças potenciais na estratégia e execução da Americanas, somos encorajados pela experiência relevante de Rial em vários cargos de gestão em empresas nos espaços financeiro e de consumo [ embora não no varejo especificamente ]”, avaliam os analistas do Goldman Sachs em relatório.
A avaliação do Goldman é de que Rial liderou com sucesso o turnaround do Santander Brasil em seu período à frente do banco. “[ Rial ] melhorou o ROE de 11,8% em 2015 [ um ano antes de assumir ] para 18,6% em 2020 e chegando a 21,6% em 2019”, informa o relatório.
O executivo também foi CEO da Marfrig (MRFG3) e diretor financeiro (CFO) da processadora americana de alimentos Cargill.
Para o Credit Suisse, a experiência do novo CEO também deve contar positivamente. “Rial tem um histórico comprovado em diferentes indústrias. Permanece o desafio de entregar um forte crescimento, especialmente no segmento online, onde a empresa teve um desempenho inferior ao de seus pares nos últimos anos”, dizem em nota.