Mercados

Alívio na Eletrobras; Mudança na J&F…

Bolsa O Ibovespa voltou a subir nesta terça-feira com a volta das atividades de Wall Street e Londres após feriado. O índice subiu 0,32% e terminou com 63.962 pontos. Entre os papéis mais negociados, estão as ações ordinárias da Vale, que subiram 2,1%, enquanto as preferenciais tiveram alta de 1,88%. Entre as maiores perdas estão […]

ELETROBRASeletrobas rj google (foto/Reprodução)

ELETROBRASeletrobas rj google (foto/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2017 às 18h19.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h00.

Bolsa

O Ibovespa voltou a subir nesta terça-feira com a volta das atividades de Wall Street e Londres após feriado. O índice subiu 0,32% e terminou com 63.962 pontos. Entre os papéis mais negociados, estão as ações ordinárias da Vale, que subiram 2,1%, enquanto as preferenciais tiveram alta de 1,88%. Entre as maiores perdas estão os papéis da companhia de alimentos JBS, que caíram 2,99%, e os da concorrente BRF, que recuaram 1,87%.

__

Estatais em guerra

A companhia de energia elétrica Eletrobras entrou em disputa judicial contra a Petrobras para conseguir iniciar os testes da termelétrica Mauá 3, no Amazonas. O empreendimento, orçado em 1,7 bilhão de reais, está previsto para entrar em operação em junho, mas ainda não conseguiu fechar um contrato para a compra de gás devido a dívidas bilionárias com a Petrobras. A petroleira vinha reiterando que não forneceria combustível à usina por causa das dívidas, mas foi obrigada por uma liminar a fornecer combustível para testes na térmica. A Petrobras afirma que a decisão judicial obriga o fornecimento somente para testes da termelétrica, e que por isso não fornecerá gás às operações.

__

Mais prazo para Eletrobras

A estatal Eletrobras ganhou prazo até o final de 2026 para devolver mais de 1,4 bilhão de reais a um fundo do setor elétrico (RGR), após a empresa recorrer de uma decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que havia exigido a devolução dos recursos em até 90 dias em razão de seu uso indevido. A Aneel também autorizou o uso do valor de venda das distribuidoras da Eletrobras para abater parte dessa dívida. As definições desta terça-feira representam enorme alívio para a Eletrobras, que tem passado por uma reestruturação e em 2016 teve seu primeiro ano de lucro desde 2011. As ações da companhia caíram 2,26% no Ibovespa.

__

Mudança na J&F

Diante do impasse em relação ao acordo de leniência da J&F, holding que administra a companhia de alimentos JBS, os advogados Trench, Rossi e Watanabe deixaram de representar a companhia nas negociações com o Ministério Público Federal (MPF). Segundo nota da companhia, a substituição do escritório ocorreu “de comum acordo”. O escritório Bottini & Tamasaukas assumirá as negociações. No domingo, o MPF apresentou uma nova proposta à J&F, que prevê multa de 10,994 bilhões de reais, que seriam pagos em prestações semestrais ao longo de 13 anos. A última proposta da J&F recusada pelo MPF foi de 8 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

Realização de lucros? Buffett vende R$ 8 bilhões em ações do Bank of America

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Mais na Exame