Ações da Vivo disparam após nova oferta da Telefônica por fatia da empresa
Telefônica aumenta proposta de compra em 14% e ações têm forte alta; conselho da Portugal Telecom está em reunião
Da Redação
Publicado em 1 de junho de 2010 às 16h56.
São Paulo - As ações da operadora de telefonia Vivo ( VIVO3 );(VIVO4) reagiram com forte alta após divulgação de uma nova oferta da espanhola Telefônica pela participação da Portugal Telecom na empresa brasileira. Durante a tarde desta terça-feira (1), a Telefônica aumentou sua oferta para 6,5 bilhões de euros, levando as ações preferenciais a uma valorização de 2,32% e as ordinárias a um avanço de 15,06%. Em 11 de maio, a empresa havia oferecido 5,7 bilhões de euros pela participação da Portugal Telecom na Brasilcel, a holding que compartilha as duas empresas e detém o controle da operadora brasileira.
As negociações entre as empresas europeias já haviam impactados as ações preferenciais da Vivo durante o mês de maio, levando os papéis a uma valorização de 13,56% no período. Há uma grande chance da proposta ser aprovada pelo conselho da Portugal Telecom, em reunião extraordinária na tarde de hoje, explica Leonardo Nitta, analista de telecomunicações do Banco do Brasil Investimentos. "Foi um aumento de 14% nas ofertas, o que é considerável e atinge diretamente os anseios dos minoritários, os maiores resistentes, justo por achar o valor baixo. A proposta de hoje pode reverter as negociações", diz.
Segundo Nitta, os desdobramentos do dia devem impactar ainda mais os investimentos da PT no país a longo prazo, para além da valorização das ações. "O que devemos nos perguntar agora é o que a PT vai fazer com 6,5 bilhões de euros em caixa. Há pouco tempo, seu presidente havia dito que o maior prejuízo da proposta era sair do Brasil. Esse dinheiro tem grandes chances de ser revertido em outros investimentos em telefonia nos mercados nacionais", aponta.
Após os rumores sobre a transação, os ADRs da Portugal Telecom na bolsa de Nova Iorque tiveram valorização de 9,7%, vendidas a 11,07 dólares. O Ibovespa, por volta das 16h45, recuava 1,28%.
Leia mais sobre o setor de telecomunicações ou sobre a Vivo