Invest

US Steel cai 24% com rumores de que Biden pode bloquear acordo com Nippon Steel

Venda de empresa norte-americana centenária se tornou motivo de controvérsia política na disputa presidencial

US Steel: empresa símbolo da industrialização americana entra nas discussões eleitorais dos EUA (Justin Merriman/Bloomberg via Getty Images/Getty Images)

US Steel: empresa símbolo da industrialização americana entra nas discussões eleitorais dos EUA (Justin Merriman/Bloomberg via Getty Images/Getty Images)

Beatriz Quesada
Beatriz Quesada

Repórter de Invest

Publicado em 4 de setembro de 2024 às 16h06.

Última atualização em 4 de setembro de 2024 às 18h11.

O negócio de US$ 14,9 bilhões entre a norte-americana US Steel e a japonesa Nippon Steel que formaria a terceira maior siderúrgica do mundo pode estar ameaçado. Nesta quarta-feira, 4, diversos veículos de mídia – entre eles Washington Post e Financial Times – noticiaram que Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, irá bloquear o acordo alegando razões de segurança nacional.

Em reação à notícia, as ações da US Steel fecharam em forte queda de 24,54%.

A decisão de Biden, esperada para os próximos dias, vem em um momento de controvérsia política envolvendo o negócio. Símbolo da industrialização dos EUA, a US Steel foi fundada em 1901 no estado da Pensilvânia – um dos chamados swing states, estados que podem decidir a eleição presidencial do país. Donald Trump, candidato republicano, é contrário à venda da centenária empresa para estrangeiros. Kamala Harris, candidata democrata à presidência, tem ido pelo mesmo caminho.  

Falando na Pensilvânia na segunda-feira, Harris disse que a icônica siderúrgica norte-americana deveria permanecer “de propriedade e operada por americanos”, intensificando a campanha pelos votos dos operários do estado. A eleição nos EUA será realizada no dia 5 de novembro.

O CEO da US Steel, David Burritt, alertou que o fim do acordo colocaria em risco “milhares de empregos sindicais bem remunerados”, segundo o Washington Posto. Burritt defendeu ainda que o colapso do negócio levantaria “sérias questões” sobre a probabilidade de a empresa permanecer sediada em Pittsburgh, segunda cidade mais populosa da Pensilvânia.

Acompanhe tudo sobre:SiderurgiaSiderúrgicas

Mais de Invest

CPF na nota? Nota Fiscal Paulista abre consulta para sorteio de R$ 1 milhão em setembro

BofA prevê cenário favorável no mercado brasileiro, apesar de pessimismo com a Vale

Quanto se paga de imposto para investir no exterior?

Veja os 10 golpes financeiros mais comuns e como evitá-los

Mais na Exame