Mercados

Ações da AOL sobem 45% após venda de patentes para Microsoft

A operação rendeu US$ 1,05 bilhão aos cofres da empresa; ações da Microsoft têm leve queda

Sede da AOL em Nova York (Mario Tama/Getty Images)

Sede da AOL em Nova York (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2012 às 16h49.

São Paulo – Os 1,05 bilhão de dólares que entrarão pelas portas da AOL (AOL) estão animando o mercado. O valor é quanto deve girar a venda de patentes da empresa para a Microsoft (MSFT), anunciada hoje.

O mercado reagiu bem ao anúncio e os papéis da AOL na NYSE, há pouco, registravam alta de 45,52%. Já as ações da Microsoft tinham leve queda, de 0,82% na Nasdaq.

A reação não é para menos. Em seu anúncio, a AOL disse que planeja repassar uma "porção significativa" do dinheiro da venda para os acionistas.

O acordo acontece num momento em que a disputa por patentes está evidente. O Google (GOOG) entrou nessa no ano passado, quando comprou a Motorola Mobility Holdings de olho no portfólio de patentes da empresa.

Uma análise publicada no site da CNN levanta a hipótese de o Google ter sido um dos principais prejudicados com o negócio. “O Google perdeu uma oportunidade única”, avaliou o analista e consultor independente Florian Muelle, segundo o site.

Isso porque, com o acordo, a AOL ganha um dinheiro tão necessário vendendo algo que não usava mais, a Microsoft avança em patentes e o Facebook fica isolado de contestações legais que poderiam vir se essas patentes fossem para o Google.

As ações do site não refletiam essa possibilidade e, há pouco, subiam 0,14%.

http://d1nfmblh2wz0fd.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=http://d1nfmblh2wz0fd.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=

Acompanhe tudo sobre:AOLEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaMicrosoftTecnologia da informação

Mais de Mercados

A hora do crédito: patrimônio em FIDCs supera pela primeira vez o de fundos de ações

Ações da Azul e da Gol têm alta com fusão mais próxima de sair do papel

Ibovespa perde força, fecha em alta de 0,13% e fica abaixo dos 120 mil pontos

Com China desacelerando, Volkswagen vendeu menos carros do que o esperado em 2024