Conheça o lado positivo e o negativo de aplicar em um fundo de investimento (vadimguzhva/Thinkstock)
Da Redação
Publicado em 17 de dezembro de 2020 às 16h48.
Última atualização em 16 de fevereiro de 2021 às 18h29.
Fundos de investimento têm vantagens e desvantagens, assim como as demais aplicações. Entre as vantagens estão o acesso a uma gestão profissional do portfolio e de riscos, a diversificação da carteira e o acesso a ativos sofisticados. Entre as desvantagens estão as taxas e os tributos que podem impactar os rendimentos.
Quer aprender mais? Conheça o Mapa dos Fundos da EXAME Academy
Investir em um fundo pode ser uma boa alternativa para investidores iniciantes que gostariam de contar com uma gestão profissional de portfólio e diversificação nos investimentos, além de dar ao investidor a possibilidade de investir em produtos com valor mínimo de aporte muito alto ou de expor seu patrimônio a outros mercados.
Como os fundos de ações são geridos por gestores profissionais que tomam as decisões de investimento, o investidor também não precisa lidar com burocracias como recolhimento de impostos em caso de venda de ativos.
Para remunerar os administradores e gestores do fundo, é cobrada uma taxa de administração. Em alguns casos, também pode ser cobrada a taxa de performance, um percentual em cima dos rendimentos que só é cobrado caso o fundo ultrapasse algum benchmark determinado.
Os fundos de investimento também contam com regras de tributação próprias, como o come-cotas, para fundos multimercados, cambiais e de renda fixa.