Leroy Merlin e Danone se unem para acelerar startups de economia circular

Projeto em formato de hackathon estimula empresas a criar produtos com impacto ambiental mínimo a partir de embalagens da Danone

Uma nova parceria entre a Danone e a Leroy Merlin pretende transformar a cadeia produtiva do plástico por meio do incentivo a startups com soluções para a redução do impacto ambiental do material. O projeto chamado de “Inovadoria — Parcerias que fazem as ideias circularem”, vai estimular empresas com foco na economia circular para reutilização de resíduos plásticos gerados pela Danone.

As melhores oportunidades podem estar nas empresas que fazem a diferença no mundo. Veja como com a EXAME Research

As duas marcas, em parceria com a Worth a Million, aceleradora corporativa com foco em inovação aberta, selecionaram dez startups para o desafio, que terá quatro etapas principais: webinar, apresentação dos pitches, escolha das finalistas e desenvolvimento do produto. A apresentação dos pitches acontecerá no dia 2 de dezembro, enquanto a escolha das finalistas para o desenvolvimento do produto será em 9 de dezembro.

As startups selecionadas deverão apresentar uma ideia de produto sustentável e circular, criado a partir das embalagens plásticas descartadas da Danone, e que será comercializado nas lojas físicas da Leroy Merlin em todo o Brasil. A criatividade e usabilidade do produto para os consumidores da rede de material de construção também será avaliada. A vencedora receberá um incentivo de 50.000 reais para escalar o projeto e colocá-lo em execução.

Entre as empresas selecionadas para a próxima fase estão a Boomera, Ecoplanplas, Triciclo, Instituto Muda, Minha Coleta, Trashin, Residuall, Yougreen, Greening Hub e MadTech.

“O Cross Industry Innovation é um passo além na inovação corporativa. Imagine que no open innovation utilizamos startups para gerar uma mudança cultural nas corporações. Isso geralmente acontece do menor para o maior. Agora imagine as mudanças significativas que a junção de grandes corporações privadas poderiam causar no país e no mundo? Inovação, Colaboração e a contribuição para um mundo cada vez melhor e sustentável fazem parte do dia a dia da Leroy Merlin, por isso acreditamos e participamos de ações como essa, diz Rodrigo Spillere, gerente de Inovação da Leroy Merlin Brasil.

“Como empresa comprometida em promover a saúde das pessoas e do planeta, queremos contribuir para promover o conceito de economia circular, no qual produtos e materiais permaneçam em uso e na economia, assim eliminando resíduos e poluição.” diz Luiza Yang, gerente de sustentabilidade da Danone.

De 0 a 10 quanto você recomendaria Exame para um amigo ou parente?

Clicando em um dos números acima e finalizando sua avaliação você nos ajudará a melhorar ainda mais.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.