BTG lança fundo inédito no Brasil atrelado a semicondutores
Acessível a partir de 100 reais, o Reference Semicondutores FIM é a oportunidade de investir em uma das principais indústrias do mercado de tecnologia
Vanessa Daraya
Publicado em 10 de setembro de 2021 às 18h11.
Última atualização em 18 de setembro de 2021 às 00h29.
O BTG Pactual (BPAC11) lançou em sua plataforma digital na quarta-feira, 8, um novo fundo de investimento exclusivo. O ativo, acessível a partir de 100 reais, é atrelado aos semicondutores, uma matéria-prima extremamente importante na indústria de tecnologia.
O chamado BTG Pactual Reference Semicondutores FIM é um fundo multimercado distribuído exclusivamente pelo BTG. Conta ainda com a gestão profissional e administração da BTG Pactual Asset Management. O objetivo é buscar retorno dos principais índices de empresas de semicondutores no mercado internacional.
O fundo replica o índice PHLX Semiconductor (SOX), listado na bolsa de Nasdaq e composto de ações de grandes empresas do setor. Entre elas estão Intel, Nvidia e Qualcomm. Em 2020, a valorização do indicador ficou acima de 54%.
Ele tem taxa de administração de 0,25% ao ano e zero taxa de performance. A liquidez é D+4, o que significa que é possível resgatar o investimento quatro dias úteis após a solicitação.
O mercado promissor dos semicondutores
O semicondutor é um dos elementos mais usados na tecnologia contemporânea. Ele é o principal componente dos chips e pode ser encontrado em variados objetos, dos mais simples aos mais complexos, como um relógio de pulso, smartphones, videogames e até estações espaciais de bilhões de dólares.
Prova da importância dessa pequena unidade de processamento é que, em 2020, foram produzidos mais de 1 trilhão de semicondutores. As vendas globais neste mesmo ano ultrapassaram a marca de 440 bilhões de dólares. Além disso, a previsão é de um crescimento anual dessa indústria de 8,6% até 2028.
“Investir em um ativo com essa demanda e valor agregado, e ainda atrelado a um mercado consolidado como o americano, pode ser uma excelente alternativa para quem busca fundos diferenciados”, afirmou Will Landers, sócio e head de renda variável da BTG Pactual Asset Management, em comunicado oficial. Portanto, alocar parte do patrimônio em fundo de investimento atrelado a semicondutores pode representar uma ótima oportunidade de diversificação da carteira no exterior.