Invest

Benchmarking: 3 pontos de atenção na hora de analisar a concorrência

A análise de mercado se apresenta como uma ótima ferramenta para donos de pequenas e médias empresas (PMEs) na busca por resultados positivos; entenda

O descontrole com os gastos está ligado à taxa de inadimplência, endividamento e desemprego. No Brasil, o desemprego alcançou 12,1% em 2021, afirma o IBGE (Pixabay/Divulgação)

O descontrole com os gastos está ligado à taxa de inadimplência, endividamento e desemprego. No Brasil, o desemprego alcançou 12,1% em 2021, afirma o IBGE (Pixabay/Divulgação)

Abrir um negócio pode gerar certas inseguranças. Por isso, antes de começar, é primordial que o empresário conheça o mercado onde pretende se inserir. De acordo com informações do Mapa de Empresas, o Brasil alcançou a marca de mais de 4 milhões de novas empresas abertas em 2021. O dado, divulgado pelo Ministério da Economia, afirma que o número corresponde a um crescimento de 19,7% – se comparado com 2020.

Muitos empresários à frente de pequenas e médias empresas (PMEs) sonham em constar em listas como a de médias empresas que mais cresceram em lucratividade em 2021, por exemplo. Mas, entre o início de um empreendimento e a conquista do sucesso existe um longo caminho – e algumas práticas podem facilitar esse processo.

Inove o seu jeito de fazer negócios com o BTG Empresas, plataforma pensada para reduzir burocracias e ajudar na solução de adversidades de PMEs

Dentre elas, está o benchmarking (do inglês “avaliação comparativa”). A metodologia consiste em realizar uma análise minuciosa da concorrência para, assim, estudar e planejar as melhores práticas adotadas por players já consolidados no mercado.

Aqui vão 3 estratégias de benchmarking que podem auxiliar pequenos empreendedores:

1. Estude empreendimentos bem-sucedidos no seu ramo

Se você quer atuar no ramo de entregas por aplicativo, por exemplo, é interessante tirar um tempo para estudar e analisar planos de negócios de empresas que deram certo, como a Rappi e o iFood. A ideia é comparar elementos externos que te auxiliem a ter novas metas e que podem ser replicados na realidade do seu negócio. Esse tipo de estudo também pode ser uma boa fonte para entender necessidades do mercado que não foram supridas por negócios já existentes, ou seja, também é uma forma de ter insights valiosos sobre lançamentos de produtos.

2. Compare, mas de maneira saudável

A premissa nesse ponto é usar essa análise prévia para comparar estratégias e pontos dentro do seu negócio e outros. “O que funciona?” e “o que poderia melhorar?” são perguntas para se fazer nessa etapa. O segredo é saber dosar a comparação para que ela siga sendo algo benéfico para o negócio. Esse seria o benchmarking funcional, onde a estratégia é entender as mais diversas funções de um negócio – para comparar processos e estratégias da concorrência com as implementadas no seu empreendimento.

3. Use o material para repensar seu negócio e repita tudo de novo

Talvez esse ponto de conclusão seja um dos mais importantes e, mesmo assim, pouco aplicados nos negócios. A ideia aqui é usar todas as informações previamente coletadas e criar uma conclusão desse estudo. Essa etapa é essencial para organizar novas metas para a sua organização, que podem incluir: elaboração de novos produtos ou serviços, reorganização interna, treinamento de pessoas e reposicionamento de marca.

Esse ponto é um lugar onde os empreendedores não devem ter medo de chegar, pois a reestruturação é necessária para o sucesso. A Netflix, por exemplo, fez isso várias vezes durante sua trajetória. E, claro, quando achar que o empreendimento está indo para um bom caminho, repita tudo de novo.

A busca por resultados positivos

Além do benchmarking, outra estratégia importante para empreendedores novos e experientes alcançarem o sucesso, é monitorar de perto a saúde financeira da empresa. Para isso, encontrar um banco que saiba priorizar as necessidades do seu negócio é essencial.

De olho nisso, BTG Pactual desenvolveu o BTG Empresas, uma plataforma totalmente especializada em soluções para pequenas e médias empresas. Dentre os benefícios oferecidos pela plataforma estão a criação de uma conta PJ 100% digital, sem taxa mensal de manutenção e com acesso seguro pela web ou aplicativo; transferências ilimitadas e sem custos via Pix; mais segurança com a configuração de limites personalizados por pagamento, atendimento multicanal, uma equipe totalmente dedicada para atender a sua empresa e muito mais.

SAIBA MAIS SOBRE O BTG Empresas

Acompanhe tudo sobre:Análises técnicasConcorrênciadicas-de-empreendedorismogestao-de-negociosSucesso

Mais de Invest

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Alavancagem financeira: 3 pontos que o investidor precisa saber

Boletim Focus: o que é e como ler o relatório com as previsões do mercado

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio