Inteligência Artificial

WWDC 2024: Apple pode anunciar emojis gerados por IA e parceria com OpenAI

Rumores indicam que empresa da maçã também pode estar negociando com o Google pelo Gemini, ou a Anthropic, que tem investimento da Amazon

Loja da Apple, nos EUA:

Loja da Apple, nos EUA:

Laura Pancini
Laura Pancini

Repórter

Publicado em 27 de maio de 2024 às 10h38.

Última atualização em 4 de junho de 2024 às 10h03.

Tudo sobreInteligência artificial
Saiba mais

Rumores recentes indicam que a Apple pode revelar novas funcionalidades de inteligência artificial (IA) durante seu evento anual, a WWDC 2024, que acontece no dia 10 de junho. Semelhante ao Google, que recentemente anunciou a implementação de recursos de IA na maioria de seus apps, a empresa de Tim Cook deve anunciar soluções focadas em melhorar a usabilidade de seus dispositivos, em vez de introduzir soluções chamativas.

Segundo Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, a Apple pode anunciar emojis gerados por IA e até uma parceria com a OpenAI — que pode estar numa posição menos favorável após a acusação de copiar a voz da atriz Scarlett Johansson.

Mas também há rumores de que a Apple pode estar trabalhando em um acordo com o Google para integrar o chatbot Gemini, além de uma possível colaboração com a Anthropic, que recentemente recebeu investimento de US$ 4 bilhões da Amazon. Tudo indica que a Apple está procurando por um chatbot para chamar de seu, assim como os celulares Android já contam com o Gemini como assistente padrão.

Por último, a empresa da maçã pode estar planejando manter grande parte do processamento de IA no próprio dispositivo, enquanto tarefas mais complexas seriam transferidas para a nuvem. A maioria desses recursos seria suportada por dispositivos lançados no último ano.

O que esperar da Apple no WWDC 2024?

Ainda segundo Gurman, a Apple pode apresentar o Projeto Greymatter, um conjunto de ferramentas de IA que seriam incorporadas a aplicativos como o guia de navegação Safari, Fotos e Notas, além de melhorias nas notificações do sistema operacional. Os novos recursos incluiriam a transcrição de memorandos de voz, retoque de fotos e sugestões automáticas para e-mails e mensagens de texto.

Enquanto a parceria com OpenAI, Google ou Anthropic não fecha, o assistente pessoal Siri também pode receber interações mais naturais, baseadas em grandes modelos de linguagem (LLM) desenvolvidos pela própria Apple. Há rumores de que o Siri no Apple Watch também será aprimorado para melhor funcionalidade em movimento.

Outro possível anúncio é o recurso de recapitulação inteligente, que forneceria resumos de notificações perdidas, mensagens de texto, páginas da web, artigos de notícias, documentos e outras formas de mídia.

Além das melhorias em IA, os rumores indicam que a Apple vai liberar a personalização da tela inicial do iOS 18. Assim, os usuários poderão alterar as cores dos ícones dos aplicativos e os posicionar livremente.

Conheça a sede da Apple

Acompanhe tudo sobre:AppleInteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

Brasil lidera uso de IA generativa entre as grandes econômias, aponta pesquisa

Google vai exibir anúncios em resumos gerados por IA no Buscador

Google lança novos recursos de IA e inclui suporte em português para o Gemini Live

Altman pede exclusividade aos investidores e exige que não invistam em concorrentes