Siri 'estilo ChatGPT' deve chegar com o 'iOS 18'
Rumor indica que a Apple deve anunciar uma versão avançada da Siri, alimentada por IA gerativa, no WWDC deste ano
Repórter
Publicado em 24 de janeiro de 2024 às 11h29.
Última atualização em 24 de janeiro de 2024 às 12h03.
A Apple está se preparando para lançar uma nova versão da Siri, potencializada por uma inteligência artificial (IA) gerativa, prevista para ser introduzida com o iOS 18 e anunciada no WWDC deste ano. Apesar das críticas recebidas pela Siri em comparação a outras assistentes virtuais, a Apple planeja superar as expectativas com um projeto mais ambicioso.
Segundo o Financial Times, o projeto é conhecido internamente como AppleGPT, contudo, nenhum modelo de linguagem de grande escala da empresa foi anunciado oficialmente.
O motivo para o apelido interno se justifica pelo fato da empresa querer superar o ChatGPT, da OpenAI. Para tal, a empresa focará em dois aspectos cruciais: processamento no próprio dispositivo e a integração de áudio e vídeo à IA.
Vantagens da Siri nativa
O processamento no dispositivo promete maior velocidade e privacidade, mas representa um desafio técnico significativo devido à limitação de memória dos dispositivos móveis. A Apple já deu um passo nessa direção com o lançamento da Siri offline em modelos recentes do Apple Watch.dio.
Em meio a especulações, a transformação da Siri por meio de IA gerativa parece cada vez mais plausível. Modelos como o ChatGPT redefiniram as expectativas sobre sistemas de IA, e a Apple, pressionada pela limitação atual da Siri, provavelmente não adiará mais essa evolução.