Inteligência Artificial

OpenAI adia lançamento da nova tecnologia de assistente de voz por motivos de segurança

Empresa precisa de mais tempo para testes antes de disponibilizar o recurso a todos os usuários

Sam Altman: CEO da OpenAI (JASON REDMOND/Getty Images)

Sam Altman: CEO da OpenAI (JASON REDMOND/Getty Images)

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 26 de junho de 2024 às 11h42.

Última atualização em 26 de junho de 2024 às 11h44.

A OpenAI anunciou o adiamento do lançamento de sua nova tecnologia de assistente de voz, inicialmente previsto para o final de junho. A empresa justificou a decisão pela necessidade de mais tempo para realizar testes de segurança.

A tecnologia, denominada "modo avançado de voz", foi apresentada em maio e impressionou por suas respostas emocionalmente semelhantes às humanas e quase em tempo real. Inicialmente, a OpenAI planejava disponibilizá-la a um grupo restrito de usuários do ChatGPT Plus. Contudo, na última terça-feira, 25, a empresa comunicou na rede social X que o lançamento precisará ser adiado em um mês.

"Estamos aprimorando a capacidade do modelo de detectar e recusar certos conteúdos. Também estamos trabalhando para melhorar a experiência do usuário e preparar nossa infraestrutura para escalar para milhões de usuários, mantendo respostas em tempo real", explicou a OpenAI.

Conheça as IAs "mais bonitas" do mundo

"A tecnologia avançada de voz do ChatGPT pode entender e responder com emoções e sinais não verbais, aproximando-nos de conversas naturais em tempo real com IA", acrescentou a OpenAI. "Nossa missão é trazer essas novas experiências de forma cuidadosa para vocês".

Além dos desafios técnicos, a OpenAI enfrenta um processo judicial movido pela atriz Scarlett Johansson, que alega que a empresa copiou sua voz para um dos personagens de IA.

A voz do personagem "Sky" seria semelhante à do assistente de IA que Johansson interpretou no filme 'Her'. Sam Altman, CEO e cofundador da OpenAI, negou as acusações.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

Siri mais inteligente: Apple lançará Apple Intelligence no iOS 18.4 em 2025

Hacker teve acesso a mensagens entre funcionários da OpenAI

PMEs lideram adoção de inteligência artificial, diz relatório

Como lidar com as preocupações sobre o uso de IA em tarefas profissionais

Mais na Exame