Mais de 57% do conteúdo da internet é gerado por IA, aponta estudo
Levantamento alerta para os riscos de respostas imprecisas e desinformação à medida que aumenta o volume de conteúdo gerado por inteligência artificial
Redação Exame
Publicado em 5 de setembro de 2024 às 13h38.
Um novo estudo aponta quemais de 57% do conteúdo disponível na internet é gerado por IA, o que levanta preocupações sobre a qualidade das informações encontradas online.
Ferramentas de IA como o Copilot e o ChatGPT, que dependem da web para treinamento, enfrentam limitações conforme esse conteúdo infiltrado prejudica a precisão das respostas e potencializa a desinformação.
Uma das questões centrais apontadas pelo estudo é queo uso de conteúdo gerado por IA para treinar essas ferramentas cria um ciclo de retroalimentação, resultando em uma queda na qualidade das respostas.
Além disso, o estudo, conduzido por pesquisadores da Amazon Web Services e publicado pela Forbes, concluiu quea dependência excessiva de conteúdo gerado por IA piora a precisão dos modelos, especialmente em dados minoritários e menos representados, como observou o Dr. Ilia Shumailov, da Universidade de Oxford. Ele explica que o fenômeno conhecido como "colapso de modelo" afeta a diversidade das respostas, escondendo uma eventual melhora em dados comuns.