Inteligência Artificial

ChatGPT consome 17 mil vezes mais eletricidade do que a média das casas nos EUA

Ainda assim, estimar quanto de eletricidade a indústria de IA em expansão consome é difícil

Publicado em 11 de março de 2024 às 06h14.

O chatbot da OpenAI, ChatGPT, possivelmente está consumindo mais de meio milhão de quilowatts-hora de eletricidade para responder a cerca de 200 milhões de solicitações por dia. As informações são da revista The New Yorker.

Segundo a publicação, a média de consumo das residências nos EUA é de 29 quilowatts-hora diariamente. Isto é, o ChatGPT usa mais de 17 mil vezes essa quantidade de eletricidade no mesmo período.

Isso indica que quanto mais IA generativa for adotada, maior será o consumo de energia mundialmente. Por exemplo, se o Google integrasse esse tipo de tecnologia em todas as pesquisas, consumiria cerca de 29 bilhões de quilowatts-hora por ano, de acordo com cálculos feitos por Alex de Vries, cientista de dados do Banco Nacional Holandês, em um artigo para o jornal de energia sustentável Joule. Isso é mais eletricidade do que países como Quênia, Guatemala e Croácia consomem em um ano, segundo a The New Yorker.

Leia também: ChatGPT e Llama 2 podem ter viés sexista, alerta Unesco

Ainda assim, estimar quanto de eletricidade a indústria de IA em expansão consome é difícil. Há considerável variabilidade em como os grandes modelos de IA operam, e as gigantes de tecnologia - que têm impulsionado o boom - não são transparentes sobre seu uso de energia, segundo a publicação The Verge.

Em seu artigo, no entanto, de Vries chegou a uma estimativa aproximada com base em números divulgados pela Nvidia, a queridinha do boom da IA. De acordo com dados da New Street Research reportados pela emissora norte-americana CNBC, a fabricante de chips tem cerca de 95% da participação de mercado para processadores gráficos.

De Vries estimou no artigo que até 2027, todo o setor de IA consumirá entre 85 a 134 terawatts-hora (um bilhão de vezes um quilowatt-hora) anualmente.

"Você está falando sobre o consumo de eletricidade da IA potencialmente sendo meio por cento do consumo global de eletricidade até 2027", disse de Vries ao The Verge. 

Em comparação, a Samsung usa quase 23 terawatts-hora, enquanto gigantes da tecnologia como Google usam um pouco mais de 12 terawatts-hora, e a Microsoft usa um pouco mais de 10 terawatts-hora para operar centros de dados, redes e dispositivos de usuário, de acordo com os cálculos da publicação Business Insider com base em um relatório da Consumer Energy Solutions.

Acompanhe tudo sobre:ChatGPTEletricidadeInteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

A regulamentação da IA: como evitar a irrelevância tecnológica em meio à busca por equilíbrio

O gigante entra em cena: portfólio de IAs do Google termina 2024 turbinado

Microsoft lidera compra de chips Nvidia em 2024 para impulsionar inteligência artificial

Nova ferramenta de IA do Google permite criação de imagens sem uso de texto