BNDES aprova financiamento de R$1 bi para metrô de Fortaleza
Projeto, que faz parte dos investimentos para mobilidade no âmbito do Plano de Aceleração do Crescimento, terá uma extensão total de 12,4 quilômetros
Da Redação
Publicado em 2 de julho de 2014 às 13h06.
São Paulo - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES ) divulgou nesta quarta-feira que aprovou financiamento de 1 bilhão de reais ao Estado do Ceará para construção da linha leste do metrô de Fortaleza .
Em comunicado à imprensa, o banco de fomento disse que o projeto, que faz parte dos investimentos para mobilidade no âmbito do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), terá uma extensão total de 12,4 quilômetros, sendo 11,1 quilômetros subterrâneos, e 13 estações.
A linha leste do metrô de Fortaleza irá integrar o centro da capital cearense à região da Avenida Santos Dumont, "onde se encontram os principais polos comerciais, universitários e financeiros da cidade", afirmou o BNDES.
"O traçado do metrô partirá da Estação Central Chico da Silva, seguindo no sentido Oeste-Leste até a Estação Hospital Geral da Fortaleza (HGF), a partir da qual derivará no sentido sul, até a Estação Edson Queiroz, atendendo doze bairros da cidade", completou o banco. A previsão é que a construção da linha gere cerca de 2,5 mil empregos diretos e 3,2 mil empregos indiretos, disse o BNDES, sem divulgar um prazo estimado para a conclusão das obras. O contrato para as obras civis da linha leste foram assinados em outubro pelo governador do Estado, Cid Gomes, e o consórcio formado pelas empresas Cetenco Engenharia e Acciona Infraestructuras, que venceu a licitação para o empreendimento com proposta de 2,3 bilhões de reais. (Por Marcela Ayres)