Future of Money

Títulos lastreados em bitcoin de El Salvador obtêm aprovação regulatória para lançamento

País planeja emitir títulos ligados à criptomoeda para financiar a construção da prometida "Bitcoin City", ou "Cidade do Bitcoin"

El Salvador adotou o bitcoin como moeda de curso legal em 2021 (NurPhoto/Getty Images)

El Salvador adotou o bitcoin como moeda de curso legal em 2021 (NurPhoto/Getty Images)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 13 de dezembro de 2023 às 17h01.

Última atualização em 13 de dezembro de 2023 às 17h20.

Os títulos lastreados em bitcoin prometidos por El Salvador, também conhecidos como "Volcano Bonds", receberam aval regulatório e podem ser lançados ainda no início de 2024. A aprovação teria sido concedida pela Comissão de Ativos Digitais do país, com lançamento projeto para o primeiro trimestre.

As informações sobre o avala regulatório foram divulgadas na última segunda-feira, 11, pelo Escritório Nacional de Bitcoin (ONBTC, na sigla em inglês). Nayib Bukele, presidente do país e favorável à criptomoeda, também parece ter confirmado a notícia em uma postagem no X, antiga Twitter, com a legenda "Wen volcano bond" ("Quando teremos os Volcano Bonds", em tradução livre).

Ao mesmo tempo, o presidente também compartilhou várias publicações com a informação de que os títulos serão emitidos no primeiro trimestre de 2024. A possibilidade do país emitir os Volcano Bonds surgiu pela primeira vez em novembro de 2021.

El Salvador aprovou a lei que fornece a estrutura legal para o título lastreado em bitcoin em 11 de janeiro. O Volcano Bond tem como objetivo pagar a dívida soberana do país e financiar a construção da prometida "Bitcoin City", ou Cidade do Bitcoin, em El Salvador.

  • Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.

Projetos com bitcoin

O ONBTC disse que o título será emitido na Bitfinex Securities Platform, um site de negociação para ações e títulos baseados em blockchain registrados em El Salvador. O processo sinaliza o início dos mercados de capitais baseados em bitcoin no país, com títulos com duração de 10 anos que pagariam 6,5% em rendimentos anuais aos seus detentores.

El Salvador também lançou recentemente um projeto de mineração da criptomoeda de 241 megawatts no valor de US$ 1 bilhão em uma parceria com a Luxor Technology, que aproveitará os recursos vulcânicos do país. O vulcão Conchagua será responsável por fornecer a energia para as operações de mineração.

A aprovação do título lastreado em bitcoin ocorre quase 21 meses depois que o ex-ministro das Finanças do país, Alejandro Zelaya, disse que o Volcano Bond seria lançado em meados de março de 2022.

yt thumbnail

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:El SalvadorBitcoinCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Stablecoins: o dólar digital sem fronteiras?

ETFs de cripto: entendendo a tese de investimento em ativos digitais para 2025

Fundador do LinkedIn diz que bitcoin valerá US$ 200 mil em 2025 e que investiu no ativo em 2013

"Drex é o início da tokenização do sistema bancário", diz Campos Neto em despedida do BC