Future of Money

Primeiro SMS da história é leiloado como NFT por quase R$ 700 mil

O comprador, cuja identidade completa não foi revelada, é um canadense que trabalha no setor de novas tecnologias. Ele é agora o proprietário exclusivo de uma réplica digital do protocolo de comunicação original que transmitiu esse SMS

SMS: Maximillien Aguttes, gerente de desenvolvimento da casa de leilões Aguttes, exibe uma tela mostrando o telefone com o primeiro SMS da história, em 20 de dezembro de 2021, em Neuilly-sur-Seine, oeste de Paris (AFP/AFP)

SMS: Maximillien Aguttes, gerente de desenvolvimento da casa de leilões Aguttes, exibe uma tela mostrando o telefone com o primeiro SMS da história, em 20 de dezembro de 2021, em Neuilly-sur-Seine, oeste de Paris (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 22 de dezembro de 2021 às 06h31.

Última atualização em 22 de dezembro de 2021 às 14h48.

O primeiro SMS da história, enviado pela operadora Vodafone em 3 de dezembro de 1992, foi leiloado nesta terça-feira (21) como NFT por 107.000 euros (mais de 120.000 dólares, ou cerca de 682.000 reais) em uma venda organizada pela casa Aguttes na França.

O comprador, cuja identidade completa não foi revelada, é um canadense que trabalha no setor de novas tecnologias. Ele é agora o proprietário exclusivo de uma réplica digital do protocolo de comunicação original que transmitiu esse SMS.

Adicionadas as despesas do leilão, a mensagem foi vendida a um preço final de 132.680 euros (cerca de 149.000 dólares).

Recebida na ocasião pelo funcionário da Vodafone Richard Jarvis, a mensagem de texto tem 15 caracteres e diz "Feliz Natal". A denominação NFT é um acrônimo de Non-Fungible Token, ou token não fungível em português.

Trata-se de um tipo de ativo digital, único e que não pode ser trocado por um equivalente ou dividido. A maioria dos compradores é de colecionadores ou especuladores que esperam poder vendê-lo mais tarde e ganhar um dividendo.

De fato, os NFTs foram protagonistas de vários leilões com preços nas alturas. O recorde foi alcançado pelo artista americano Beeple com uma obra totalmente digital, arrematada por 69,3 milhões de euros (mais de 78 milhões de dólares), em março, na casa Christie's de Paris.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CelularesComunicaçãoNFTs

Mais de Future of Money

Stablecoins: o dólar digital sem fronteiras?

ETFs de cripto: entendendo a tese de investimento em ativos digitais para 2025

Fundador do LinkedIn diz que bitcoin valerá US$ 200 mil em 2025 e que investiu no ativo em 2013

"Drex é o início da tokenização do sistema bancário", diz Campos Neto em despedida do BC