Exame Logo

Mercedes-Benz vai lançar coleção de NFTs criados com inteligência artificial

Maschine Collection será composta por mil criptoativos que serão leiloados e fazem referência a temas como velocidade e indústria automobilística

Mercedes-Benz lançou divisão específica para criação de NFTs (Saulo Pereira Guimarães/Site Exame)
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 31 de maio de 2023 às 14h19.

A Mercedes-Benz anunciou que vailançar e leiloar uma coleção de 1 mil tokens não-fungíveis( NFTs , na sigla em inglês) que formam uma coleção de artes digitais criadas a partir do uso de inteligência artificial. A coleção recebeu o nome de Maschine Collection e é a primeira desenvolvida e divulgada pelo novo braço da companhia responsável pela área de Web3 .

De acordo com a fabricante de carros, a coleção explora conceitos como "velocidade e percepção", em que as imagens retratadas aparecessem conforme hélices e pneus giram em diferentes velocidades. "Quando os objetos se movem muito rápido, o olho humano não é capaz de processar adequadamente os fenômenos, em vez disso, mescla as imagens em um borrão. Isso cria uma ilusão chamada efeito estroboscópico, que distancia nossos sentidos da realidade", explica a empresa.

Veja também

Segundo a Mercedes-Benz, "é raro observar esse efeito na natureza devido às altas velocidades envolvidas, mas com o advento da era das máquinas, o efeito estroboscópico pode ser visto em rodas de carros, hélices, turbinas e todos os tipos de máquinas movidas a motor. Com objetos em rotação, dependendo da proporção da velocidade radial do objeto em relação à taxa de quadros máxima de seus olhos, ele parecerá estar parado ou até mesmo se mover para trás".

O projeto usou tecnologias como imagens 3D e redes neurais - um tipo de inteligência artificial - para criar essas imagens e os NFTs. O responsável foi o artista Harm van den Dorpel, que ficou conhecido por explorar a área de arte generativa, em que obras de arte são produzidas usando novas tecnologias, em especial IA.

A coleção é uma parceria entre van den Dorpel, a Mercedes-Benz e a Fingerprints DAO, uma comunidade autônoma descentralizada que investe e coleciona obras de arte digitais. Os NFTs serão leiloados em uma transmissão ao vivo, em uma data ainda não confirmada, assim como os preços iniciais no leilão.

Para participar, é necessário que os compradores tenham uma carteira digital. Além disso, há uma quantidade máxima de criptoativos que poderão ser adquiridos por carteira, mas eles poderão ser, posteriormente, revendidos pelos compradores.O leilão estará liberado para habitantes do Brasil e outros 31 países.

Arte e inteligência artificial

Ao explicar a coleção de NFTs, van den Dorpel explicou que seu objetivo foi criar peças que remetessem à indústria automobilística. A sua primeira inspiração para as obras de arte surgiu quando ele viu um pneu em movimento e se questionou se seria possível replicar o movimento e inserir uma imagem nela.

A partir daí, ele treinou uma inteligência artificial para fazer essa ação e foi enviando orientações, ajustes e ideias para serem executadas. Para isso, ele forneceu "vários exemplos do que eu já achei que seriam bons resultados", ajudando a moldar as produções da máquina.

O projeto é a primeira de três coleções de NFTs que foram anunciadas pela Mercedes-Benz NXT. A nova divisão da montadora de carros foi anunciada neste ano e busca explorar novas formas de comercializar itens colecionáveis ligados à marca, inserindo-os no ambiente digital e em suas possibilidades.

Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas.Clique aqui para abrir sua conta.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:NFTsCriptoativosWeb3Mercedes-Benz

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame