Future of Money

Patrocínio:

Design sem nome (2)
LOGO SENIOR_NEWS

Estrela do Shark Tank ignora prejuízo bilionário, elogia fundador da FTX e pede 2ª chance

Kevin O'Leary defende Sam Bankman-Fried mesmo depois dele reconhecer culpa por escândalo que causou prejuízo bilionário

Kevin O'Leary, apresentador do 'Shark Tank' (Christopher Willard/Getty Images)

Kevin O'Leary, apresentador do 'Shark Tank' (Christopher Willard/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2022 às 10h51.

Kevin O'Leary, que ficou famoso por apresentar o programa "Shark Tank" nos Estados Unidos e é um conhecido investidor também do mercado cripto, falou em entrevista na terça-feira, 15, sobre o caso FTX. O milionário contou ter perdido milhões de dólares com a quebra da corretora, mas defendeu o seu fundador Sam Bankman-Fried (SBF), a quem chamou de "gênio", e disse que ele "merece uma segunda chance".

(Mynt/Divulgação)

O'Leary adotou o tom positivo mesmo depois de SBF assumir a culpa pelo colapso da FTX e da Alameda Research e de ter utilizado quase US$ 10 bilhões dos clientes para alavancar o patrimônio das suas empresas - ambas declararam falência na última semana e deixaram milhares de clientes e parceiros no prejuízo.

Após o escândalo vir à tona, o que também impactou todo o mercado cripto, provocando fuga de capital do setor e derrubando o preço de todos os ativos, SBF passou a ser investigado nos EUA e pode até ser condenado à prisão - no momento, o FBI busca levá-lo de volta ao país.

Mesmo assim, Kevin O'Leary acredita que ele merece uma segunda chance: “Acho que todos podemos admitir - você pode amá-lo ou odiá-lo, considerando o que aconteceu - mas ele foi um dos traders mais brilhantes do universo cripto. Ele também construiu uma das plataformas mais robustas. Usamos a FTX ativamente. Era uma plataforma muito robusta. Gosto muito do que ele construiu”, disse.

O'Leary, que foi um investidor da FTX e afirmou que seu aporte milionário "foi a zero" e que "não sabe quanto pode ser recuperado", falou sobre o assunto em entrevista ao canal do YouTube Crypto Banter, que tem mais de 500 mil inscritos.

Na conversa, ele também falou que voltaria a apoiar Sam Bankman-Fried em uma possível nova empreitada do jovem, que se tornou bilionário com menos de 30 anos e, com o colapso da FTX e da Alameda, perdeu toda sua fortuna. “A resposta seria sim [voltaria a apoiar SBF]. E eu vou te dizer como eu faria isso. Eu faria isso em um contexto diferente. Ele não teria o controle operacional dos ativos. Ele teria o controle comercial”, explicou O'Leary.

Apesar de todos os problemas de gestão da FTX e da Alameda e do prejuízo bilionário deixado para investidores e clientes, a celebridade do "Shark Tank" insistiu em proferir diversos elogios sobre SBF, garantindo aos espectadores que ele era uma mente brilhante e sugerindo que ele sairia por cima quando a poeira baixasse. “Conheço todos os participantes do mercado de criptomoedas e só posso dizer que não há ninguém como ele”, disse O’Leary.

Ele também falou durante a entrevista ao Crypto Banter que muitos fatos sobre o colapso da FTX ainda não foram a público, dando a entender que informações ainda não divulgadas podem atenuar a situação de SBF, e afirmou que "vai esperar até sabermos mais sobre o que realmente aconteceu na FTX".

Mesmo com a defesa, o próprio SBF já reconheceu ter cometido uma série de equívocos, que culminaram na quebra das empresas e deixaram um rastro de destruição bilionário, afetando inclusive pequenos investidores, mas também provocando estragos na indústria cripto e blockchain, que poderá levar vários meses para se recuperar.

Atualmente, o FBI estuda pedir a extradição do jovem ex-bilionário, que estaria nas Bahamas, para que seja investigado e responda a possíveis crimes cometidos nos EUA.

Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok  

Acompanhe tudo sobre:FraudesFalênciasCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

O que esperar das criptomoedas em 2026? Veja no que prestar atenção

Alta ou baixa? O que esperar de cripto em 2026

Bitcoin vai se consolidar como ativo de proteção global em 2026, diz gestora

Mercado cripto vai saltar até 20 vezes na próxima década, diz gestora