Future of Money

Donald Trump anuncia apoio a projeto de cripto liderado por filhos do ex-presidente

Detalhes sobre a iniciativa "The Defiant Ones" ainda não foram revelados, mas setor bancário dos EUA deverá ser foco do projeto

Donald Trump mudou de opinião sobre criptomoedas (Brendan Smialowski/AFP/Getty Images)

Donald Trump mudou de opinião sobre criptomoedas (Brendan Smialowski/AFP/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 22 de agosto de 2024 às 15h12.

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump anunciou nesta quinta-feira, 22, o seu apoio a um projeto cripto liderado por dois dos seus filhos, Donald Trump Jr. e Eric Trump. Até o momento, porém, não foram divulgados muitos detalhes sobre a iniciativa dos empresários.

Trump fez uma publicação na rede social Truth Social, afirmando que estava na hora de "tomar uma posição contra os grandes bancos e as elites financeiras". "Durante muito tempo tempo, o norte-americano médio foi pressionado pelos grandes bancos e pelas elites financeiras", disse ainda o político.

Em seguida, ele compartilhou o link para o canal do projeto no Telegram que foi criado em 7 de agosto e conta com mais de 26 mil inscritos até o momento. A iniciativa foi batizada de "The DeFiant Ones", ou Os Desafiantes em tradução livre, e tem sido divulgada pelos filhos de Trump.

Uma publicação recente no canal informa que "nos próximos dias, compartilharemos algumas atualizações e anúncios importantes". O que se sabe até o momento é que o projeto envolverá o segmento de finanças descentralizadas (DeFi, na sigla em inglês) e terá como foco o mercado financeiro.

Eric Trump chegou a prometer que o projeto iria "estremecer" o setor bancário. A Forbes afirmou em reportagem recente que a iniciativa deve incluir uma alternativa para as contas bancárias atuais, além de envolver o mercado imobiliário, com acesso facilitado a colaterais.

Em entrevista ao Washington Post, Eric Trump comentou que "“essencialmente, mais de metade deste país neste momento não pode ser bancarizado. O que significa que serão rejeitados para a maioria dos empréstimos da maioria das instituições. Mas com esta tecnologia, eles poderiam ter a capacidade de serem aprovados ou negados quase instantaneamente por um credor com base na matemática, não na política. O dinheiro poderia estar na conta deles em minutos, não em meses".

  • Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás: abra sua conta na Mynt e invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.  

Recentemente, Donald Trump Jr. também pediu para que os apoiadores de Trump tomem cuidado com possíveis golpes envolvendo a criação de criptomoedas meme com o nome do ex-presidente dos Estados Unidos ou usando seus slogans de campanha e falas famosas. Até o momento, não há indicação de que o projeto dos filhos de Trump envolverá uma criptomoeda meme.

O movimento dos filhos de Donald Trump ocorre em meio a um esforço de aproximação do ex-presidente com o mercado de criptoativos, cortejando possíveis eleitores e doadores de campanha durante as eleições presidenciais deste ano. Ele chegou a se descrever como um "criptopresidente" e prometeu medidas para impulsionar o setor nos Estados Unidos.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições EUA 2024CriptomoedasDeFi

Mais de Future of Money

Novos casos de uso do Drex serão testados sob supervisão da CVM

TCU anuncia fase piloto de "base de dados pública" com tecnologia blockchain

Bitcoin teve venda "monumental" mas ainda deve subir, diz especialista do BTG

Mercado está subestimando "escala enorme" do bitcoin, diz CEO de gestora de US$ 1 trilhão

Mais na Exame