Future of Money

Criptomoedas de inteligência artificial: os cuidados que devem ser tomados na hora de investir

Projetos de inteligência artificial já chegaram ao mundo das criptomoedas; saiba o que levar em conta antes de investir

 (Reprodução/Reprodução)

(Reprodução/Reprodução)

Mariana Maria Silva
Mariana Maria Silva

Repórter do Future of Money

Publicado em 15 de junho de 2023 às 14h00.

A inteligência artificial (IA) virou uma verdadeira tendência da tecnologia após provar que pode realizar tarefas com extremo realismo. ChatGPT, Lensa, AutoGPT e outros programas se tornaram quase tão conhecidos quanto gigantes como Google e Facebook. Para além disso, os projetos de inteligência artificial chegaram ao mercado de criptomoedas apresentando valorização surpreendente.

Criptomoedas como Agix e SingularityNet representam projetos que unem as duas tecnologias e a segunda já chegou a subir 456% em poucos meses. Apesar disso, é preciso ficar atento quando o assunto são novas criptomoedas no mercado para não cair em golpes ou investir em projetos sem fundamento.

yt thumbnail

Amure Pinho, fundador do Investidores.vc, plataforma de investimento anjo, revelou à EXAME três cuidados necessários para se ter antes de investir em uma criptomoeda de inteligência artificial:

1. Pesquise

“Pesquise incessantemente sobre o projeto e a empresa em si, antes de investir. Isto driblará falsas ondas no mercado de criptomoedas, uma vez que, atualmente, existem cerca de 20 mil criptos. Logo, a falta de conhecimento, pode levá-lo a investir em projetos sem fundamentos que, consequentemente, não trarão retorno financeiro.

2. Estude o modelo de negócio

Estude se o projeto, faz uso, de fato, da IA em seu modelo de negócio ou se está apenas aproveitando o boom para atrair possíveis investidores. Ademais, os investimentos em criptomoedas são considerados de alto risco, por isso, é fundamental diversificar o portfólio investido, além de ter consciência do quanto investir, para que assim não haja nenhum impacto nas economias. Lembre-se: quanto mais diversificado o portfólio de criptomoedas, menos o investidor estará sujeito à volatilidade dos ativos.

3. Monitore o mercado

Atente-se sobre as novidades e notícias que podem afetar seus investimentos. Afinal, grande parte dos projetos ainda não foram testados em um ambiente concorrencial e, logo, será necessário tempo para entender se o ativo sobreviverá. Além disso, embora no universo de criptomoedas, os protocolos sejam quase invioláveis, ainda não estão imunes às fraudes humanas. Fique sempre atento e informado.”

De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo JP Morgan, mais da metade dos traders institucionais acreditam que a IA e o aprendizado de máquinas serão a tecnologia mais influente para moldar o futuro do trading, ao longo dos próximos três anos.

Além disso, um relatório da Binance apontou que as criptomoedas podem ter uma fusão promissora com a inteligência artificial.

Esse anúncio da Mynt não foi escrito por uma Inteligência Artificial. Mas somos tecnológicos. Nossa segurança é de ponta e nossa curadoria, de excelência. O que falta para você investir em crypto com a Mynt?

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasInteligência artificial

Mais de Future of Money

Bitcoin: será que já chegamos ao topo?

Inteligência artificial generativa e tokenização: o futuro da propriedade intelectual

Stablecoins: o dólar digital sem fronteiras?

ETFs de cripto: entendendo a tese de investimento em ativos digitais para 2025