Future of Money

Caso Trump não vença as eleições, o que pode acontecer com o bitcoin?

Especialistas prevêem alta do bitcoin caso Donald Trump, que se autodeclarou “criptopresidente”, se torne o próximo presidente dos Estados Unidos. Mas o que pode acontecer caso ele não seja eleito?

Donald Trump e Kamala Harris: os dois disputam a Presidência dos Estados Unidos neste ano (Jon Cherry/Getty Images)

Donald Trump e Kamala Harris: os dois disputam a Presidência dos Estados Unidos neste ano (Jon Cherry/Getty Images)

Mariana Maria Silva
Mariana Maria Silva

Repórter do Future of Money

Publicado em 20 de agosto de 2024 às 16h31.

Tudo sobreBitcoin
Saiba mais

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato nas próximas eleições, mudou drasticamente sua opinião sobre o bitcoin e os criptoativos nos últimos tempos. Em sua campanha atual, ele se autodeclarou como um “criptopresidente” e afirma com clareza o seu apoio ao setor de ativos digitais.

O candidato, que recebe doações políticas em criptomoedas e já lucrou significativamente com coleções de tokens não fungíveis (NFTs) de si próprio, já fez promessas de campanha que incluem o incentivo à mineração para ter “todo o bitcoin restante produzido nos EUA” e a demissão de Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês). Sob o seu comando, a autarquia ficou famosa por ter uma “mão de ferro” ao regular os criptoativos no país.

Trump x Kamala Harris

Por outro lado, a atual vice-presidente e candidata do Partido Democrata, Kamala Harris, possui uma abordagem bem diferente para a classe de ativos, similar ao presidente atual, Joe Biden.

Isso fez com que especialistas e investidores de criptomoedas de todo o mundo acompanhassem de perto os desdobramentos das eleições norte-americanas, que ainda não possuem uma previsão concreta de vitória.

  • BTG revela quais as melhores criptomoedas para investir no segundo semestre! Acesse gratuitamente
    ONDE INVESTIR EM CRIPTO NO 2º SEMESTRE? DESCUBRA NESTE RELATÓRIO GRATUITO

Apesar das grandes expectativas de que uma vitória de Trump possa trazer desdobramentos positivos para a regulação das criptomoedas nos EUA e até mesmo um movimento de alta para o bitcoin, pode ser que o resultado da eleição não seja tão determinante assim para a criptomoeda.

Enquanto muitos apostam em Trump como a opção mais positiva para as criptomoedas, Lucas Josa, especialista em criptoativos do BTG Pactual, aponta que mesmo em um cenário em que o candidato não vença as eleições, não será “o fim” para o bitcoin:

“O bitcoin vai subir mais se o Donald Trump ganhar a eleição, não tem o que fazer em relação a isso porque o mercado já entende que ele vai governar de uma forma muito pró-cripto. Mas acho que se ele não ganhar, o bitcoin vai sofrer um pouco mas invariavelmente vai voltar a subir por conta da forte demanda que temos no lado institucional”, disse ele, mencionando a demanda pelos ETFs de bitoin à vista nos EUA e a adoção de grandes empresas e bancos.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok  

Leia mais

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosBitcoinEleições americanasDonald Trump

Mais de Future of Money

Cripto Conforme: entenda as mudanças da Receita Federal para criptomoedas

Cardano vai pagar US$ 1 milhão para quem conseguir hackear carteira digital

Contratos futuros de bitcoin ligados às eleições nos EUA atraem R$ 1,9 bilhão

Possível corte nos juros dos EUA deve atuar como "forte pivô de alta” em cripto nos próximos meses

Mais na Exame