Future of Money

Blockchain Polygon lança projeto para aumentar escalabilidade da Ethereum

Tecnologia, conhecida como zkEVM, quer reduzir custos de transação na rede e melhorar o rendimento de contratos inteligentes

Polygon quer aumentar a escalabilidade da Ethereum (Reprodução/Reprodução)

Polygon quer aumentar a escalabilidade da Ethereum (Reprodução/Reprodução)

Cointelegraph
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 27 de março de 2023 às 17h00.

Última atualização em 27 de março de 2023 às 17h09.

Os responsáveis pelo blockchain Polygon lançaram nesta segunda-feira, 27, sua tecnologia de escalabilidade para a Ethereum de código aberto, conhecida como zkEVM Polygon. O projeto promete gerar custos de transação reduzidos para os usuários e maior rendimento de implantações de contratos inteligentes baseados na rede.

O zkEVM da Polygon é uma solução de escalabilidade de conhecimento zero (chamada pelos investidores como ZK-rollups). Os rollups aumentam a taxa de transferência no blockchain da Ethereum ao agrupar cálculos e armazenamento e enviá-los para plataformas de segunda camada. A tecnologia permite que milhares de transações sejam agrupadas fora da rede, com uma prova contendo um resumo mínimo armazenada na rede principal.

O zkEVM da Polygon é um tipo de rollup que imita o ambiente de execução de transações da rede principal da Ethereum. Ele possui código aberto e é apresentado como uma forma de permitir que aplicativos descentralizados (DApps, na sigla em inglês) sejam escalados por meio de lotes de transações, desbloqueando maior desempenho.

As taxas de transação também devem ser reduzidas para usuários do DApp, o que pode levar a uma adoção mais ampla, enquanto o uso de provas de conhecimento zero faz com que o projeto da Polygon herde a segurança de rede da Ethereum. A equivalência com o blockchain significa que os desenvolvedores podem simplesmente copiar os contratos inteligentes existentes para o zkEVM.

O cofundador da Polygon, Sandeep Nailwal, descreveu as provas de conhecimento zero como “o Santo Graal da escalabilidade da Ethereum”, permitindo que o blockchain da camada 1 simplesmente verifique uma prova enviada sem ter de executar cálculos novamente: “Imagine que você calculou uma transação de trade inteira em outro lugar off-chain na camada 2, mas na Ethereum, você enviou uma prova muito sucinta e a Ethereum sabe que você calculou corretamente".

Os ZK-rollups também estão configurados para tornar obsoletos os Optimistic Rollups, de acordo com Nailwal. A blockchain Ethereum assume essencialmente que os Optimistic Rollups estão enviando cálculos corretos, enquanto um participante da rede verifica os detalhes da transação.

Isso é parte do motivo pelo qual os Optimistic Rollups têm um período de retirada de sete dias. Para Nailwal, “é por isso que é uma virada de jogo. A comunidade sabe que os Optimistic Rollups são como muletas antes de a Ethereum descobrir o ZK. E agora que o ZK está lá, meio que torna os Optimistic Rollups obsoletos. Este é basicamente o fim do jogo".

Escalabilidade da Ethereum

Nailwal disse que o advento dos ZK-rollups significa que o desenvolvimento futuro do ecossistema Ethereum pode se concentrar na experiência do usuário, maior escalabilidade e comprovação de dados mais fácil para “abrir as comportas” para um uso mais amplo por parte dos usuários.

Nailwal enfatizou que a tecnologia está no estado final do produto, e que ela continuará a ser otimizada à medida que os usuários aumentam, com as recompensas para identificação de bugs e outras auditorias sendo realizadas nos próximos meses.

“O trilema blockchain diz que, entre segurança, descentralização e escalabilidade, você pode escolher apenas dois. O que você está fazendo é obter escalabilidade em outro lugar, computar algo e obter segurança e descentralização da Ethereum", resume um dos cofundadores da Ethereum, Vitalik Buterin. Buterin também esteve envolvido no lançamento do zkEVM da Polygon, realizando a primeira transação por um usuário. Nailwal descreveu o gesto como simbólico, dada a influência contínua de Buterin no desenvolvimento da rede.

Sabia que você pode investir em ether, Polygon e muitas outras moedas digitais direto no app da Mynt? Comece com R$ 100 e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Clique aqui para abrir sua conta gratuitamente.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:EthereumBlockchainCriptoativos

Mais de Future of Money

Bancos gastam 25 vezes mais que fintechs com segurança digital, mas perdem 5 vezes mais em fraudes

Criptomoedas não são afetadas por apagão cibernético e usuários elogiam blockchain

Criptomoedas meme e de IA lideraram mercado cripto no 2º trimestre, mostra relatório

BCE realiza primeiro teste de tokenização de títulos privados com banco

Mais na Exame