Future of Money

Blockchain Algorand lança "kit de ferramentas" para facilitar a criação de projetos em Web3

Projeto quer tornar o processo de adaptação de desenvolvedores à nova geração de internet mais rápida, ajudando em seus trabalhos

Blockchain Algorand é um dos maiores do mercado (Reprodução/Reprodução)

Blockchain Algorand é um dos maiores do mercado (Reprodução/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 29 de março de 2023 às 18h00.

Última atualização em 29 de março de 2023 às 18h19.

O blockchain Algorand, focado no oferecimento de transações mais rápidas usando criptoativos, lançou um "kit de ferramentas" que busca simplificar a migração de desenvolvedores para o ambiente da Web3, facilitando com isso o desenvolvimento de novos projetos ligados à nova geração da internet. O recurso, batizado de "AlgoKit" já está disponível.

O projeto promete levar 10 minutos para "criar o seu ambiente de desenvolvimento" e permitir que os interessados comecem a programar na rede. O AlgoKit usa uma nova interface de comando que "remove os problemas ao entrar na Web3, ajudando a criar o ambiente, gerenciar o projeto e lançá-lo de forma segura".

"A Web3 promete transformar radicalmente a forma como as trocas de valor ocorrem, trazendo o poder de volta ao usuário e tornando as transações mais seguras, transparentes e acessíveis. E quando seus usuários têm algo de valor em jogo, seja fazendo uma compra, seja comprovando uma propriedade, a tecnologia que alimenta sua troca só precisa funcionar", comenta a empresa.

O blockhain da Algorand promete ainda trazer a segurança da Web2 junto com "velocidade, preço acessível e ampla acessibilidade da Web3". A página em que o AlgoKit foi disponibilizado traz alguns projetos que já usam a rede, incluindo o de emissão de garantias bancárias por parte do Banco da Itália, o BC do país.

A Algorand é um blockchain de primeira camada que foi lançada ao público em abril de 2019, trabalhando com um mecanismo de consenso de prova de participação (proof-of-stake, em inglês). O projeto possui uma criptomoeda própria, o Algo, que é usado para a governança da rede.

Programação no blockchain

Segundo o chefe de tecnologia da Algo Foundation, John Woods, o AlgoKit "traz alguns dos recursos de experiência de usuário na Web2 mais desejáveis ​​para o ecossistema da Algorand, tornando extremamente fácil integrar e começar a construir no blockchain rapidamente".

O AlgoKit conta com uma rede de testes, a LocalNet, que pode ser usada pelos programadores antes de lançarem seus projetos na rede principal do blockchain, oferecendo também alguns templates de contratos inteligentes que podem ser usados para agilizar o processo de criação.

Dados do DeFiLlama apontam que o blockchain possui hoje o 18º maior valor total depositado (TVL, na sigla em inglês) em sua rede. O AlgoKit pode ajudar a expandir esse número e sua presença no mercado, ao atrair mais projetos e, possivelmente, usuários, o que também ajudaria na valorização de sua criptomoeda própria.

Sabia que você pode investir em bitcoin, ether, Algorand e muitas outras moedas digitais direto no app da Mynt? Comece com R$ 100 e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Clique aqui para abrir sua conta gratuitamente.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BlockchainWeb3Criptoativos

Mais de Future of Money

Austrália processa Binance por expor clientes a "produtos de alto risco"

ETFs de bitcoin podem chegar ao triplo do valor dos ETFs de ouro, diz Bloomberg

Governo dos EUA sanciona operação de lavagem de dinheiro com cripto apoiada pela Coreia do Norte

Metaplanet vê ações despencarem após anunciar novo foco em compra de bitcoin