Future of Money

Bitcoin e ether operam estáveis apesar de ata do Fed, com decisão sobre ETFs no radar

Mercado cripto voltou a subir nesta semana, mas aguarda eventos importantes para determinar futuro de preços dos ativos

Bitcoin disparou mais de 60% nos primeiros meses de 2024 (Getty Images/Reprodução)

Bitcoin disparou mais de 60% nos primeiros meses de 2024 (Getty Images/Reprodução)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 22 de maio de 2024 às 10h53.

Última atualização em 22 de maio de 2024 às 16h12.

O bitcoin e o ether operam em leve queda, rondando a estabilidade, nesta quarta-feira, 22, após altas significativas no início da semana. Apesar de um começo de dia negativo, os preços dos dois ativos reduziram a volatilidade nas últimas horas, com o mercado focado em dois eventos importantes.

Dados da plataforma CoinGecko apontam que, por volta das 16h06, o bitcoin acumulava uma queda de 0,4% nas últimas 24 horas, cotado a US$ 69.569. Já o ether desvaloriza 0,1% no mesmo período, cotado em US$ 3.732. O mercado de criptomoedas como um todo acumula perda de 0,1%, rondando a estabilidade.

O mercado estava à espera nesta quarta-feira da divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve. João Galhardo, especialista da Mynt, plataforma cripto do BTG Pactual, explica que havia  "expectativas voltadas para as futuras diretrizes da política monetária dos Estados Unidos. Esse evento é crucial, pois suas implicações podem influenciar diretamente o mercado de criptomoedas, dada a sua correlação com movimentos macroeconômicos".

Contrariando expectativas iniciais dos investidores, a ata trouxe um tom mais duro do Federal Reserve em relação à situação inflacionária do país e possíveis cortes na taxa de juros neste ano. Entretanto, Galhardo avalia que o documento "não provocou alterações significativas no mercado". O motivo é que as atenções dos investidores se voltaram a outro evento importante: a possível aprovação de ETFs de ether à vista.

Aprovação dos ETFs de ether

Segundo Galhardo, "espera-se que a SEC finalize sua deliberação até a quinta-feira, 23, com alta probabilidade de aprovação desses ETFs para negociação no mercado norte-americano. A expectativa é que o anúncio ocorra após o fechamento do pregão nos EUA, e o evento tem potencial para impactar significativamente o mercado de criptoativos, mais especificamente o ether".

Até o início desta semana, o mercado esperava que os ETFs seriam rejeitados, o que limitou o movimento de alta do ether. Entretanto, as projeções mudaram e, agora, analistas consideram que a aprovação dos pedidos é o cenário mais provável. Com a mudança, o ether disparou mais de 20% entre a segunda-feira, 20, e a terça-feira, com potencial para novas altas.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:BitcoinPreço do bitcoinEthereumCriptomoedasCriptoativos

Mais de Future of Money

Análise: após decisão monetária do Fed, bitcoin segue em tendência de alta

Investir em bitcoin é a “forma mais fácil de ficar milionário”, diz autor de Pai Rico, Pai Pobre

Trump se apresenta como "criptopresidente" e diz que quer "bitcoin feito nos EUA"

Bitcoin dispara após divulgação do CPI: há esperanças para corte nos juros nos EUA?

Mais na Exame