Exame Logo

Bilionário do Shark Tank critica SEC por processo contra Coinbase: “ninguém confia nela por medo”

Comissão de Valores Mobiliários dos EUA prefere processar ao invés de orientar empresas cripto a entrarem em conformidade, diz Mark Cuban

SHARK TANK - 1303 Nirav Tolia, founder of the successful neighborhood networking service, Nextdoor, brings his desire to inspire and mentor the countrys sharpest entrepreneurs in this weeks new episode. First into the tank are entrepreneurs from Brooklyn, New York, and Charlotte, North Carolina, whose experience as triathletes led to the creation of their custom reinvention for a solution to a problem for swimmers. A trio of entrepreneurs from New Orleans, Louisiana, introduce their dating tool which helps cat lovers find their purrfect match. Entrepreneurs from New York City pitch their clean product designed to encourage children to wash their hands; while an entrepreneur from Houston, Texas, hopes her beauty line inspired by her African heritage makes the cut on Shark Tank, airing FRIDAY, OCT. 29 (8:00-9:01 p.m. EDT), on ABC. (Christopher Willard/ABC via Getty Images) MARK CUBAN (Christopher Willard/Getty Images)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 12 de junho de 2023 às 11h58.

Última atualização em 12 de junho de 2023 às 14h03.

O investidor bilionário Mark Cuban, famoso por sua participação no programa Shark Tank, se posicionou contra a postura da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) quanto à regulação de criptoativos no país. A autarquia está processando as corretoras cripto Coinbase e Binance por oferta e negociação irregular de valores mobiliários.

Segundo Cuban, a SEC estaria preferindo procesar ao invés de orientar as empresas do setor que querem atuar nos Estados Unidos. Brian Armstrong, CEO da Coinbase, chegou a comentar que a corretora teria se reunido com a SEC para pedir orientações pelo menos 20 vezes em 2022.

Veja também

“Eles não querem ajudar as empresas a entrar em conformidade, eles querem desafiá-las a entrar em conformidade. Eles estão cheios de advogados. Os advogados querem litigar", publicou o bilionário em sua conta no Twitter.

Para ele, a autarquia estaria valorizando mais o número de casos que abre e vence do que o número de empresas que ajuda a cumprir as regras. Além disso, há uma intensa discussão entre especialistas nos EUA para determinar se os criptoativos mencionados pela SEC são de fato valores mobiliários ou não e muitas empresas já apresentam a intenção de sair do país.

"Do jeito que está, ninguém quer falar com a SEC porque ninguém confia nela por medo de estar na mesma situação em que a Coinbase se encontra", escreveu ele.

O processo

A SEC alega que “desde pelo menos 2019, por meio da Plataforma Coinbase, a Coinbase opera como: uma corretora não registrada, inclusive solicitando potenciais investidores, manipulando fundos e ativos de clientes e cobrando taxas baseadas em transações; uma troca não registrada, inclusive fornecendo um mercado que, entre outras coisas, reúna pedidos de vários compradores e vendedores de criptoativos e corresponda e execute esses pedidos; e uma agência de compensação não registrada, inclusive mantendo os ativos de seus clientes em carteiras controladas pela Coinbase e liquidando as transações de seus clientes debitando e creditando as contas relevantes.”

No entanto, Mark Cuban acredita que a SEC estaría perdendo uma oportunidade de impulsionar o setor no país.

“Acho que a SEC vai perder a ironia de que, se todas as corretoras nos EUA estiverem fechadas, será quase impossível especular nos Estados Unidos com tokens. Isso afetará se um token permanecerá um valor mobiliário após sua venda inicial de arrecadação de fundos, quando o volume de transações é quase exclusivamente para uso como um utilitário”, concluiu.

A PLATAFORMA CRYPTO BRASILEIRA QUE ACEITA PIX NO DEPÓSITO. Invista em criptomoedas e faça seus depósitos em reais com a segurança do Pix. A Mynt tem atendimento 24 horas, todos os dias; Acredite no poder da economia digital e saia na frente. Abra sua conta com taxa zero.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosSEC

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame