Future of Money

Autor de 'Pai Rico, Pai Pobre' diz que 'é preciso se expor ao bitcoin' à medida que dólar dispara

Autor do livro número 1 de finanças pessoais apontou oportunidades de compra para o bitcoin e duas outras commodities, observando que uma queda do dólar pode ocorrer

Autor de livro famoso é defensor do investimento em bitcoin (Instagram/Reprodução)

Autor de livro famoso é defensor do investimento em bitcoin (Instagram/Reprodução)

Cointelegraph Brasil

Cointelegraph Brasil

Publicado em 3 de outubro de 2022 às 09h27.

Robert Kiyosaki, empresário e autor do best-seller "Pai Rico, Pai Pobre", disse que o bitcoin, a prata e o ouro apresentam uma “oportunidade de compra” em meio ao fortalecimento do dólar e aos contínuos aumentos das taxas de juros dos EUA.

Em uma postagem publicada no Twitter de 2 de outubro para seus 2,1 milhões de seguidores, o autor observou que os preços das três commodities - às vezes chamados de ativos de "porto seguro" - continuariam caindo à medida que o dólar se fortalecesse, para se valorizarem novamente uma vez que "o Fed faça um pivô” e reduz as taxas de juros.

"Oportunidade de compra: se o Fed continuar aumentando as taxas de juros, o dólar norte-americano ficará mais forte, fazendo com que os preços do ouro, prata e bitcoin caiam. Compre mais. Quando o Fed pivotear e baixar as taxas de juros, como a Inglaterra acabou de fazer, você sorrirá enquanto outros choram. Cuidem-se", publicou o autor do livro número 1 de finanças pessoais.

Em uma postagem no dia anterior, Kiyosaki previu que esse “pivô” poderia acontecer em janeiro de 2023, o que levaria o dólar a “quebrar” da mesma forma que a libra britânica recentemente.

“O dólar seguirá a libra esterlina? Eu acredito que sim. Acredito que o dólar cairá em janeiro de 2023 após o Fed pivotear”, disse Kiyosaki, acrescentando que “não será uma vítima do Fed”.

(Mynt/Divulgação)

Desde maio de 2020, Kiyosaki tem sido um defensor de classes de ativos que o Fed não pode manipular diretamente, tendo uma vez alertado os investidores para “comprarem Bitcoin e se salvarem” após os episódios de impressão de dinheiro em massa do Fed em resposta à pandemia de Covid-19.

Curiosamente, a predileção de Kiyosaki pelo bitcoin se mantém, apesar de o escritor não acreditar que haja valor intrínseco à criptomoeda, como ele disse em uma entrevista recente. O autor parece estar suportando o bitcoin novamente em sua publicação mais recente, observando:

“Quando o Fed pivotear e baixar as taxas de juros, como a Inglaterra acabou de fazer, você sorrirá enquanto outros choram.”

Em uma carta de setembro para seus assinantes, Kiyosaki enfatizou a necessidade de investir em ativos digitais agora para obter retornos enormes a longo prazo:

“Não é suficiente QUERER se expor a criptomoedas [...] Esta é a hora em que você PRECISA se expor a criptomoedas, antes do maior colapso econômico da história.”

O dólar vem gradualmente ganhando força sobre outras moedas globais importantes, com o GBP/USD, euro/USD e iene japonês/USD caindo 18,24%, 15,54% e 23,33%, respectivamente, de acordo com a Trading Economics.

Ao mesmo tempo, o aumento da taxa de juros do Fed, juntamente com o fortalecimento do dólar, coincidiu com uma queda de 55% na capitalização total de mercado das criptomoedas nos últimos 12 meses.

No mês passado, o cofundador do fundo de hedge CK Zheng disse que esperava que outubro fosse um mês "muito volátil" para o bitcoin.

“Outubro é um período bastante volátil, especialmente quando combinado com inflação alta, com muito debate sobre as ações do Fed e as mudança na política moetária. A preocupação é que, se o Fed apertar demais, a economia dos EUA pode realmente entrar em uma recessão severa.”

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok  

Acompanhe tudo sobre:BitcoinCriptomoedasDólar

Mais de Future of Money

Investidor de criptomoeda meme de Biden perde US$ 8 milhões, mas "temporada de memecoins" persiste

Brasil recua R$ 9,5 milhões em investimentos de fundos de criptomoedas

SEC autoriza lançamento de primeiros ETFs de Ethereum nos EUA

Investidores do bitcoin ainda não precificaram possível vitória de Trump, diz gestora

Mais na Exame