Future of Money

Após disparar 900% em 2023, Solana despenca com falha na rede blockchain

Rede passou quase um ano sem falhas, mas atualização de software para validadores gerou “grande interrupção”; entenda o que aconteceu e se isso vai continuar impactando o preço da SOL

ETF de Solana
: aprovado pela CVM e lançado esse ano pela gestora brasileira Hashdex em parceria com o BTG Pactual, fundo reforça a posição de liderança do Brasil no setor. (NurPhoto/Getty Images)

ETF de Solana : aprovado pela CVM e lançado esse ano pela gestora brasileira Hashdex em parceria com o BTG Pactual, fundo reforça a posição de liderança do Brasil no setor. (NurPhoto/Getty Images)

Mariana Maria Silva
Mariana Maria Silva

Repórter do Future of Money

Publicado em 6 de fevereiro de 2024 às 11h15.

Última atualização em 6 de fevereiro de 2024 às 11h38.

Nesta terça-feira, 6, o blockchain da Solana passou por uma “grande interrupção”, fazendo com que o preço da SOL, criptomoeda nativa da rede, despencasse. Em 2023, a Solana subiu cerca de 900% e iniciou janeiro com recordes em volumes de transação.

No momento, a SOL é cotada a US$ 93,88, com queda de 4,41% nas últimas 24 horas, de acordo com dados do CoinMarketCap. A criptomoeda, que é a quinta maior do mundo em valor de mercado, havia disparado cerca de 900% em 2023. Já em 2024, acumula queda de 7,5%.

  • O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

O que aconteceu na Solana?

O blockchain da Solana passou por uma “grande interrupção” pela primeira vez em quase um ano nesta terça-feira, 6. A causa teria sido um problema com uma atualização de software para validadores. Os validadores são responsáveis por confirmar as transações na rede.

“Solana Mainnet-Beta está passando por uma degradação de desempenho, a progressão do bloco está atualmente interrompida, os principais engenheiros e validadores estão investigando ativamente”, disse Laine, um validador Solana, em uma publicação no X (antigo Twitter). A rede social tem sido usada para publicar atualizações sobre o caso:

“Engenheiros do ecossistema estão investigando uma interrupção na Mainnet-Beta. Esse fio vai ser atualizado conforme novas informações se tornem disponíveis”, publicou a página Solana Status no X.

De acordo com a conta Solana Status, os engenheiros lançaram uma nova atualização de software para validadores, versão v1.17.20, que aborda “um problema que causou a parada do cluster”.

"Embora não seja a primeira vez que um evento assim ocorre, devemos considerar que a rede Solana encontra-se em fase beta, ou seja, em período de testes. Mesmo que interrupções momentâneas representem contratempos para o ecossistema do blockchain no curto prazo, Solana foi submetida a diversos testes de estresse recentemente. Podem ser usados como exemplos os períodos de resgate dos recentes airdrops JUP e WEN, que resultaram em um volume excepcional de transações por segundo sendo processadas sem falhas significativas na rede”, comentou João Galhardo, analista de research da Mynt, plataforma de criptoativos do BTG Pactual.

SOL vai continuar caindo?

"Quanto ao impacto no preço do criptoativo, deve-se avaliar se essa interrupção afetará o ecossistema no longo prazo. Caso o incidente não tenha consequências significativas no blockchain, é improvável que ele provoque movimentos de queda prolongados no valor da SOL", concluiu Galhardo à EXAME.

yt thumbnail

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app. Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok  

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosBlockchain

Mais de Future of Money

Stablecoins: o dólar digital sem fronteiras?

ETFs de cripto: entendendo a tese de investimento em ativos digitais para 2025

Fundador do LinkedIn diz que bitcoin valerá US$ 200 mil em 2025 e que investiu no ativo em 2013

"Drex é o início da tokenização do sistema bancário", diz Campos Neto em despedida do BC