Exame Logo

1º dia da Satsconf debate eleição de Trump e impacto positivo para criptos; entenda

Maior evento brasileiro de bitcoin ocorreu em meio ao impacto da vitória de Donald Trump nas eleições; Satsconf também contou com outros debates ao longo do dia

O ex-presidente dos EUA e candidato presidencial republicano Donald Trump participa de uma reunião na prefeitura moderada pela governadora do Arkansas, Sarah Huckabee Sanders, no Dort Financial Center em Flint, Michigan, em 17 de setembro de 2024 (JEFF KOWALSKY/AFP)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 12 de novembro de 2024 às 09h30.

O primeiro dia da Satsconf 2024, o maior evento de bitcoin do Brasil, trouxe especialistas globais para debater tópicos que integram o bitcoin com questões sociais, como a inclusão econômica em áreas vulneráveis e seu uso como ferramenta de liberdade em contextos de repressão. Além disso, os especialistas discutiram o futuro da criptomoeda no atual cenário de um novo mandato de Donald Trump como presidente dos EUA.

A eleição de Donald Trump movimentou o mercado cripto, levando o bitcoin para novas máximas históricas consecutivas de preço. No último dia 8, data de início da Satsconf, o assunto estava mais quente do que nunca e foi protagonista de um painel com Felippe Hermes, Preston Pysh, Alexandre Vasarhelyi e Luis Van der Berg.

Veja também

Eles discutiram tendências macroeconômicas e estratégias de portfólio em b itcoin. Os painelistas se mostraram animados com o cenário pós eleição de Donald Trump nos EUA, que tende a fortalecer o ativo, porém para Vasarhelyi, o bitcoin tem uma dinâmica única, que faz com que fatores externos, como a taxa de juros, por exemplo, não tenha impacto sobre seu valor. Para Luis Van der Berg, o bitcoin está destinado a ser reserva de valor.

Primeiro dia de Satsconf

No primeiro painel do dia, Marcel Pechman, João Grilo, Alexandre Vasarhelyi e Bruno de Gouveia discutiram o Playbook Microstrategy. A sessão enfatizou como a estratégia da MicroStrategy vai além de investimentos tradicionais, oferecendo uma forma inédita de atuação que supera barreiras governamentais e redefine as tesourarias corporativas.

Os palestrantes também abordaram o impacto dessa abordagem no mercado de bitcoin, abrindo novas oportunidades lucrativas além das tradicionais mineradoras, exchanges e custodiantes.

No painel de economia circular, André Loja, Lorena Almada e Lorena Ortiz contaram como está a adesão do bitcoin na Ilha da Madeira e Paraguai. Enquanto no primeiro os habitantes da ilha já contam com cerca de 20 estabelecimentos que aceitam a moeda e tem boa adesão de usuários, o segundo sofre com a alta taxa de desbancarização paraguaia, tendo que adotar o letramento financeiro como alternativa para a aceitação.

Os outros painéis do evento abordaram temas como mineração, privacidade e liberdade. Obi Nwosu, CEO da Fedi, explicou como o bitcoin tem sido utilizado para ajudar pessoas que vivem em países de regimes autoritários, e citou exemplos de projetos com apoio a refugiados e com comunidades em Uganda.

O JEITO FÁCIL E SEGURO DE INVESTIR EM CRYPTO. Na Mynt você negocia em poucos cliques e com a segurança de uma empresa BTG Pactual. Compre as maiores cryptos do mundo em minutos direto pelo app.Clique aqui para abrir sua conta gratuita.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Leia mais

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCriptoativosBitcoinDonald TrumpEleições americanas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame