Ar-condicionado de janela vale a pena? Veja como escolher
Entenda o que é e como escolher um ar-condicionado de janela
Colaborador
Publicado em 23 de dezembro de 2023 às 08h08.
Última atualização em 2 de janeiro de 2024 às 09h24.
No verão, o calor vai apertar, especialmente em ambientes mais fechados. Entre os diversos tipos de ar-condicionado disponíveis no mercado, o modelo de janela é uma das opções mais populares.
Embora tenha algumas vantagens, o ar-condicionado de janela também apresenta algumas desvantagens. Veja os principais pontos positivos e negativos desse tipo de aparelho, além de dicas para escolher o modelo ideal para as suas necessidades.
O que é ar-condicionado de janela?
O ar-condicionado de janela é composto por uma única unidade, instalada em janelas ou aberturas na parede. Este sistema divide-se entre a parte interna e externa. O funcionamento desse tipo de ar-condicionado segue o padrão convencional e é equipado com um compressor.
Qual a diferença do ar-condicionado de janela para o convencional?
O ar-condicionado de janela possui todos os seus componentes concentrados em uma única unidade. Sua instalação é considerada mais simples e econômica em comparação com o modelo split. Este tipo de ar-condicionado opera com potências que variam entre 7.000 e 30.000 BTUs. Além disso, sua eficiência energética é inferior, resultando em um consumo mais elevado.
Já o ar-condicionado split divide-se em duas partes: a unidade interna (evaporadora) e a externa (condensadora). A principal vantagem desse modelo é a menor emissão de ruído durante o funcionamento e menor consumo de energia. Apesar de permitir potências mais altas, o split demanda uma instalação mais complexa.
Modelos de ar-condicionado de janela
Ar-Condicionado Janela / Parede Consul 7500 BTUs Frio Mecânico CCB07EB
Características desse modelo
O modelo tem capacidade de refrigeração de 7500 BTUs. Sua eficiência energética é classificada como A (Mais Econômico), e é compatível com voltagens de 127V ou 220V.
Sua filtragem é assegurada por um filtro lavável, acompanhado de um indicador de limpeza. Quanto às dimensões, o ar-condicionado possui 48.0cm de largura, 33.0cm de altura e 48.2cm de profundidade. Com um peso de 23.3kg, é fácil de manusear e instalar.
No que diz respeito ao consumo, o CCB07EB tem um consumo anual de 584 kWh.
Ar-Condicionado Janela / Parede Springer Midea 7500 BTUs Frio Mecânico QCI075BB QCI078BB
Características desse modelo
O ar-condicionado da Midea oferece uma capacidade de refrigeração de 7500 BTUs. Com uma eficiência energética classificada como tipo A (Mais Econômico), proporciona um uso mais eficiente de energia. O consumo anual do ar-condicionado é de 748 kWh
É compatível com a voltagem de 220V. Sua filtragem inclui um filtro lavável, contribuindo para a qualidade do ar ao reter partículas. Quanto às dimensões, o aparelho possui 32.5cm de altura, 46.0cm de largura e 44.0cm de profundidade, com um peso total de 21.8kg.
Vantagens de um ar-condicionado de janela
Os ar-condicionados de janela tem instalação descomplicada devido por se ter uma única peça que integra condensadora e evaporadora. Além disso, está disponível em duas voltagens, 110v e 220v.
É indicado para prédios que já contam com entrada de ar para esse tipo de equipamento. Seu baixo custo inicial e as despesas mais acessíveis com manutenção contribuem para torná-los uma opção financeiramente vantajosa. Recomenda-se usar em ambientes pequenos, como quartos e escritórios pequenos.
Desvantagens de um ar-condicionado de janela
Um ar-condicionado de janela tem potência restrita a faixas mais baixas, variando de 7.000 a 30.000 BTUs, e tendem a ser mais ruidosos em comparação com os modelos split. Outro ponto a se considerar é o consumo de energia desses aparelhos, que geralmente é mais elevado em comparação com outras opções disponíveis no mercado.