Esporte

Scaloni pediu demissão do cargo de treinador da Argentina? O que se sabe até agora

Segundo a imprensa argentina, ação do treinador passou longe de ser surpreendente

LUSAIL CITY, QATAR - DECEMBER 18: Coach of Argentina Lionel Scaloni touching the World Cup during the trophy ceremony following the FIFA World Cup Qatar 2022 Final match between Argentina and France at Lusail Stadium on December 18, 2022 in Lusail City, Qatar. (Photo by Jean Catuffe/Getty Images) (Jean Catuffe/Getty Images)

LUSAIL CITY, QATAR - DECEMBER 18: Coach of Argentina Lionel Scaloni touching the World Cup during the trophy ceremony following the FIFA World Cup Qatar 2022 Final match between Argentina and France at Lusail Stadium on December 18, 2022 in Lusail City, Qatar. (Photo by Jean Catuffe/Getty Images) (Jean Catuffe/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 22 de novembro de 2023 às 10h14.

Após a vitória da Argentina sobre o Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, o técnico Lionel Scaloni surpreendeu em sua entrevista coletiva ao deixar no ar a possibilidade de entregar o cargo de treinador da seleção Albiceleste. No entanto, a ação do técnico de 45 anos, segundo a imprensa argentina, passou longe de ser inesperada para quem conhece Scaloni.

Isso porque internamente quem conhece o treinador sabia que isso poderia acontecer em algum momento. De acordo com o jornal argentino Olé, vários motivos fizeram com que Scaloni dissesse que precisa aproveitar este tempo sem jogos (os próximos compromissos serão apenas em 2024) para avaliar sua continuidade.

Contudo, o principal motivo seria um desgaste interno significativo com a federação argentina em geral e com o presidente da AFA Claudio Tapia em particular. Esse atrito teria a ver com a desorganização e os problemas que a comissão técnica tem enfrentado a cada vez que a Argentina entra em campo, como logística, estrutura e suporte. Segundo o Olé, "Há falta de apoio” da AFA com a seleção.

O problema, claramente, não está nos jogadores. O conflito interno não é com a sua equipe, que também não tinha conhecimento da situação de Scaloni até a entrevista coletiva. O jornal argentino, desta forma, disse que a decisão do treinador de deixar a seleção não parece fechada e deve ser considerada como um alerta. No momento, a continuidade do técnico depende exclusivamente de Claudio Tapia.

Após a bomba que soltou na coletiva, Scaloni postou uma foto nas suas redes sociais com toda a sua comissão técnica. O treinador reuniu todos para tirar a última foto no campo do Maracanã. “Argentina” foi a única palavra que acompanhou a postagem de Scaloni. A postagem rapidamente reuniu vários comentários com pedidos dos torcedores para sua permanência: “Não vá, fique”.

Scaloni assumiu o comando após a eliminação na Copa da Rússia, em substituição a Jorge Sampaoli. Desenvolvendo paulatinamente um trabalho de renovação, o técnico levou o time argentino a recuperar o bom futebol, inclusive conquistando a Copa América de 2021, no Brasil, a Finalíssima de 2021 e a Copa do Mundo de 2022.

Vale lembrar que em fevereiro deste ano, a renovação de Scaloni foi adiada até certo ponto, mas por outro motivo bem diferente do atual: as partes não haviam conseguido chegar a um acordo sobre a questão econômica. Algo que foi finalmente selado em Paris, antes da premiação do The Best e agora o contrato do treinadro vai até 2026

Acompanhe tudo sobre:FutebolArgentina

Mais de Esporte

Fórmula 1: Verstappen conquista 4° título consecutivo; Russell vence etapa

Jogos de hoje, domingo, 24 de novembro: onde assistir ao vivo e horários

Jogos de hoje, sábado, 23 de novembro: onde assistir ao vivo e horários

Youtuber causa polêmica ao jogar como titular de time argentino; relembre casos similares no Brasil