Esporte

Líder da La Liga, Girona tem destaque brasileiro revelado por executivo da Ferroviária

Júnior Chávare lembra de transição junto com Sampaoli, quando estavam juntos no Atlético Mineiro

Com apenas 19 anos, o jogador é cria da base do Atlético-MG (Marco Rosi/Getty Images)

Com apenas 19 anos, o jogador é cria da base do Atlético-MG (Marco Rosi/Getty Images)

Antonio Souza
Antonio Souza

Repórter da Home e Esportes

Publicado em 30 de setembro de 2023 às 09h00.

O surpreendente Girona vem abalando a Espanha. Nesta quarta-feira, 28, a equipe venceu o Villarreal por 2x1, de virada, fora de casa, e assumiu a liderança da La Liga após sete jogos disputados, com 19 pontos. Está à frente dos poderosos Real Madrid, com 18 pontos, e Barcelona, com 17. E o principal destaque da modesta surpresa espanhola é um brasileiro: o atacante Savinho. Em sete jogos, ele marcou dois gols e deu quatro assistências em sete rodadas, a última sobre o Villarreal, ao dar o passe para o gol marcado por Dovbyk, aos 11 do segundo tempo.

Quem é Savinho?

Savinho é o jogador brasileiro com mais participações em gols nas principais ligas da Europa, 4, e também com mais assistências nas cinco principais ligas do futebol europeu. Além disso, neste mês de setembro ele foi indicado pela LaLiga a melhor atleta da competição.

Fique por dentro das últimas notícias no WhatsApp da Exame

Com apenas 19 anos, o jogador é cria da base do Atlético-MG. Em junho de 2022, foi vendido ao Troyes, da França, por 6,5 milhões de euros (R$ 34,1 milhões). Posteriormente foi adquirido pelo foi negociado com o Grupo City e repassado ao PSV Eindhoven, da Holanda, clube que é controlado pela instituição inglesa. No time holandês, atuou em 18 partidas, marcando dois gols e dando quatro assistências.

Júnior Chávare, que era o executivo de futebol do Atlético Mineiro quando Savinho estava no sub-15 do Galo, conta como foi o processo de transição até o time principal junto com o técnico Jorge Sampaoli, hoje no Flamengo.

“Quando o Sampaoli chegou, Savinho foi imediatamente para a equipe de ‘sparring’ do profissional, para passar por um processo de amadurecimento. Ele teve menos minutos com a camisa do Galo do que era esperado, porque a concorrência era muito forte e o atleta subiu muito cedo para a equipe profissional. É um jogador que ainda está se desenvolvendo, mas que tem tudo para dar certo no exterior”, afirma.

Chávare, que foi executivo da base do Grêmio e ajudou a revelar e lapidar atletas como Luan, Ramiro, Walace, Wendell, Alex Telles, Pedro Rocha, Everton Cebolinha, Léo Jardim, Pepê, Arthur, Ferreira, Tetê, e São Paulo, com destaque para Eder Militão, Antony, Luiz Araújo, Rodrigo Nestor, Diego Costa e David Neres, entende que a maturidade do jovem atleta deve fazer ele ter voos maiores na carreira.

"Nós já sabíamos que o Savinho era uma preciosidade. Ele foi titular nas seleções de base e sempre foi diferente. É um atleta profissional, com uma cabeça excelente, que tem tudo para fazer sucesso no exterior, jogar nos maiores clubes do mundo e ser protagonista por lá”, complementa ele. Atualmente, Chávare é diretor executivo da Ferroviária-SP e foi peça fundamental ao levar o time do interior paulista a conquistar uma vaga à Série C do Campeonato Brasileiro.

A próxima rodada marca justamente o encontro entre as duas melhores equipes do Campeonato Espanhol: Girona x Real Madrid, que se enfrentam sábado (30), às 13h30, na casa do Girona.

Acompanhe tudo sobre:FutebolFutebol europeu

Mais de Esporte

Veja o ranking de patrocínios milionários do futebol no Brasil

1,7 bilhão de euros: o que representa o novo contrato entre Barcelona e Nike?

Real Madrid segue imbatível entre os clubes que mais ganharam seguidores nas redes sociais

Cidade do México intensifica investimentos em mobilidade e segurança para a Copa do Mundo de 2026