Jogo da Vergonha: entenda como uma partida da Copa de 1982 mudou o futebol
Jogos do mesmo grupo na última rodada da Copa do Mundo acontecem simultaneamente por conta do "Jogo da Vergonha"
André Martins
Publicado em 29 de novembro de 2022 às 06h30.
Na última rodada da Copa do Mundo do Catar os jogos da mesma chave acontecemsimultaneamente. A Fifa começou a organizar a terceira rodada de suas competições desta forma após o chamado "Jogo da Vergonha", que aconteceu na edição de 1982.
- AGENDA DE JOGOS DE HOJE:Veja as partidas desta terça-feira da Copa do Mundo
- ACOMPANHE OS JOGOS DA COPA AO VIVO NA EXAME
Argélia, Alemanha Ocidental, Áustria e Chile estavam no grupo B do Mundial da Espanha. A Argélia surpreendeu e venceu a Alemanha na estreia por 2 a 1. A Áustria ganhou do Chile. Diferente do que é hoje, cada triunfo dava dois pontos para o vencedor.
Na segunda rodada, a Áustria fez 2 a 0 na Argélia e a Alemanha goleou o Chile por 4 a 1. Com os resultados, a seleção africana, que estreia em uma Copa do Mundo, poderia avançar de fase caso vencesse o Chile e a Alemanha perdesse para a Áustria.
Na época, os jogos da última rodada do grupo não aconteciam no mesmo dia. A Argélia bateu o Chile por 3 a 2 no dia 24 de junho. No dia seguinte, Alemanha Ocidental e a Áustria entraram em campo sabendo exatamente o que precisavam fazer para ambas equipes se classificarem. Comuma vitória simples a Alemanha avançava e os austríacos poderiam perder e ainda se classificariam.
No início da partida do dia 25 de junho, os alemães pressionaram e abriram o placar. Após o gol, o que se viu foi duas seleções que não queriam jogar futebol. Relatos apontam que as equipes tocavam a bola na defesa sem objetividade, somente esperando o tempo passar.
A torcida presente no estádio El Molinón, Gijón, começou vaiar as duas seleções. Gritos de "Argélia, Argélia" foram entoados por espanhóis, alemães e austríacos presentes. Um torcedor alemão ateou fogo na bandeira do país como forma de protesto pela forma que a partida foi disputada.
Após o apito final, as equipes comemoraram a classificação, mas as pessoas presentes no estádio vaiaram o que ficou conhecido como a "Vergonha de Gijón" ou "Jogo da Vergonha".
A Argélia entrou com uma representação na Fifa contra a atitude da Alemanha Ocidental e da Áustria. A entidade máxima do futebol, porém, manteve o resultado da partida. Após este fato histórico, a Fifa decidiu que os últimos jogos da fase de grupos da Copa do Mundo fossem disputados no mesmo horário. Com isso, conseguiria evitar que seleções entrassem em campo sabendo o resultado do outro jogo do grupo e acabaria com uma suposta combinação entre equipes. O torneio de 1982 foi o primeiro com 24 participantes e teve a Itália como grande campeã em final contra a Alemanha Ocidental.
LEIA TAMBÉM:
- Brasil nas oitavas da Copa do Mundo: possíveis adversários e quando é o jogo
- Quem é o artilheiro da Copa do Mundo 2022? Segunda rodada teve 40 gols
- Com salário de Casemiro é possível comprar 43 franquias do Mc Donald's em um ano; veja outras opções
- Memes da vitória do Brasil sobre a Suíça viralizam; veja os mais engraçados
- Entorse no tornozelo: como está a recuperação da lesão de Neymar
- Qual é o próximo jogo do Brasil na Copa do Mundo?
- Craque da Copa e CEO: conheça a empresa de eSports de Casemiro, autor do gol do Brasil contra Suíça
- Copa do Mundo: torcedor invade jogo de Portugal x Uruguai com bandeira LGBTQIAP+