Ciência
Acompanhe:

Entorse no tornozelo: como está a recuperação da lesão de Neymar

O jogador tem feito um trabalho intenso com fisioterapeutas para retornar ainda na Copa do Mundo do Qatar

 (Simon Stacpoole/Getty Images)

(Simon Stacpoole/Getty Images)

D
Da redação

30 de novembro de 2022, 14h19

Desde que se machucou no jogo de estreia contra a Servia, na última quinta-feira, 25, a rotina de fisioterapia de Neymar se tornou extenuante.

Acometido por uma entorse no tornozelo direito, o astro está submetido a um tratamento que requer dedicação 24 horas por dia. Tudo para que esteja apto a retornar ainda na Copa do Mundo do Qatar.

No entanto, a recuperação total de Neymar pode levar mais tempo, já que além da contusão no ligamento lateral, o jogador também sofreu um edema ósseo. Essa é uma alteração vista na ressonância magnética que aponta para uma lesão óssea, mas não representa fratura.

Segundo o que revelou o jogador Marquinhos, companheiro do brasileiro também no PSG, em entrevista coletiva neste domingo 27, o craque tem dormido na fisioterapia no Westin Doha Hotel e tratado 24 horas por dia seu problema, mas não deve retornar no jogo contra Camarões.

O que é entorse?

A entorse do tornozelo é um problema relativamente comum entre atletas e pessoas comuns.

A lesão consiste basicamente em pisar em falso e transferir o peso do corpo para o tornozelo. Com tamanha facilidade de ocorrer, cerca de 25 mil pessoas torcem o pé todos os dias.

Os sintomas da entorse são o inchaço, dor, dificuldade de movimentação e falta de firmeza na pisada.

Alguns fisioterapeutas e ortopedistas separam a entorse em grau 1, 2 ou 3.

No primeiro grau, são lesões microscópicas nas fibras e tem um tempo de recuperação menor. No segundo, ocorre uma ruptura parcial do ligamento, enquanto o terceiro é caracterizada pela ruptura completa do ligamento.

O fato de Neymar já ter precisado tratar lesões recorrentes nesse exato local, segundo alguns especialistas, pode ser um bom sinal: alguns avaliam que é possível, sim, que o atleta volte a jogar ainda nessa Copa.