Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Suzano antecipa meta de descarbonização e quer tirar pessoas da pobreza

Suzano anunciou a antecipação do compromisso de remover 40 milhões de toneladas de carbono da atmosfera, de 2030 para 2025, assim como de tirar 200.000 pessoas da pobreza até 2030. Entenda como a companhia trabalha para atingir metas

Modo escuro

Valter Schalka - CEO da Suzano
 (Leandro Fonseca/Exame)

Valter Schalka - CEO da Suzano (Leandro Fonseca/Exame)

M
Marina Filippe

Publicado em 23 de junho de 2022, 20h46.

Em outubro, a fabricante de papel e celulose Suzano anunciou a antecipação do compromisso de remover 40 milhões de toneladas de carbono da atmosfera, de 2030 para 2025, por meio de plantios comerciais ou espaços de conservação e recuperação de áreas degradadas.

Receba gratuitamente a newsletter da EXAME sobre ESG. Inscreva-se aqui

O anúncio é um exemplo de como a companhia tem avançado nas práticas ESG ao focar, por exemplo, as mudanças climáticas e a biodiversidade. “São temas urgentes, críticos para a sociedade e os negócios, e que fazem parte da agenda de toda a companhia, incluindo o CEO”, diz Cristiano Resende de Oliveira, gerente executivo de sustentabilidade da Suzano. Segundo ele, o tema é acompanhado por meio de um comitê de sustentabilidade que assessora a liderança.

Além disso, é necessário o envolvimento de toda a cadeia. “Fizemos rodas de discussão e aplicação de metodologia para o engajamento dos 100 fornecedores mais relacionados ao ESG. No ano passado abordamos o clima e neste ano focamos a água.”

Em 2021, a captação total de água pela Suzano contabilizou uma nova unidade em operação e um aumento de 6,9% no volume de produção vendável, mas, com a evolução na governança do uso da água e a implantação dos projetos nas unidades industriais de Imperatriz, no Maranhão, e Aracruz, no Espírito Santo, houve uma redução acumulada de 11,7%.

A Suzano quer ainda tirar 200.000 pessoas da pobreza até 2030. Para isso, são feitas capacitações com trabalhadores em regiões próximas às operações e um acompanhamento para que as pessoas não voltem a passar por necessidades. “Em comunidades rurais, incentivamos a agricultura familiar e regenerativa”, diz Oliveira. Até o momento, 9.007 pessoas deixaram a pobreza extrema.

Últimas Notícias

ver mais
Raízen investe em startup que gera energia limpa para residências e dispensa painel solar
ESG

Raízen investe em startup que gera energia limpa para residências e dispensa painel solar

Há 12 horas
Polímero de eucalipto é aposta da Suzano em nova parceria
ESG

Polímero de eucalipto é aposta da Suzano em nova parceria

Há 17 horas
A guerra deu o tom na reunião do G7, mas a crise climática estava em pauta
ESG

A guerra deu o tom na reunião do G7, mas a crise climática estava em pauta

Há um dia
Pacto Global da ONU no Brasil busca avanço na anticorrupção
ESG

Pacto Global da ONU no Brasil busca avanço na anticorrupção

Há um dia
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais