ESG

Apoio:

logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Resultados de Iberdrola e NextEra na mira do setor de energia limpa

As duas companhias, que estão entre as maiores investidoras em energias renováveis, divulgam seus balanços hoje, em um momento positivo para o setor

O setor de renováveis é o único a apresentar crescimento no mercado de energia este ano (Andres Stapff/Reuters)

O setor de renováveis é o único a apresentar crescimento no mercado de energia este ano (Andres Stapff/Reuters)

RC

Rodrigo Caetano

Publicado em 21 de outubro de 2020 às 06h00.

Última atualização em 21 de outubro de 2020 às 06h47.

Duas das maiores investidoras em energia renovável do mundo divulgam seus resultados nesta quarta-feira, 21. A espanhola Iberdrola, que tem comprado um projeto atrás do outro no Brasil, fará sua conferência com investidores logo pela manhã. No primeiro semestre, a empresa apresentou lucro de 1,84 bilhão, alta de 12% em comparação ao mesmo período do ano passado. 

As melhores oportunidades podem estar nas empresas que fazem a diferença no mundo. Veja como com a EXAME Research

Os investimentos da companhia espanhola também aceleraram no período, chegando a quase 4 bilhões de euros. A meta é investir 10 bilhões de euros até o final do ano. No Brasil, a Iberdrola controla a Neoenergia que, recentemente, comprou uma série de projetos eólicos na Bahia, totalizando 7 aquisições no país este ano.  

Já a americana NextEra divulga seus resultados antes da abertura dos mercados. Há cerca de um mês, a companhia teria feito uma oferta de 60 bilhões de reais pela Duke Energy, outra grande companhia do setor elétrico nos Estados Unidos, que teria rejeitado a oferta.  Uma semana depois, o grupo focado em energia limpa ultrapassou o valor de mercado da petroleira ExxonMobil em 1 bilhão de dólares, ao ser avaliada em 138 bilhões. 

O setor de renováveis é o único a apresentar crescimento no mercado de energia este ano. A geração limpa está se tornando uma das mais competitivas do mundo. De acordo com a Bloomberg, as fontes eólica e solar já são a forma mais barata de eletricidade nova na maior parte do mundo.

As renováveis devem ultrapassar o carvão como fonte mais usada no mundo, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE). Este ano, o Brasil entrou para o grupo dos 20 países com maior capacidade instalada de energia solar no mundo, após um forte crescimento do segmento, puxado por instalações de menor porte, como sistemas em telhados de residências e edifícios comerciais.

    Quer saber como a inovação pode ajudar o seu negócio? Faça o curso Inovação na prática

    Acompanhe tudo sobre:Energia eólicaEnergia renovávelEnergia solarExame Hoje

    Mais de ESG

    Proteína de algas marinhas pode potencializar antibióticos e reduzir dose em 95%, aponta estudo

    Como distritos de Mariana foram reconstruídos para serem autossustentáveis

    'Rodovia elétrica' entre Etiópia e Quênia reduz apagões e impulsiona energia renovável na África

    Ascensão de pessoas com deficiência na carreira ainda é desafio, diz estudo