ESG

Oferecimento:

LOGO SITE YPÊ
LOGO SITE COPASA
LOGO SITE COCA COLA FEMSA
LOGO SITE AFYA
LOGO SITE PEPSICO

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Qual é o papel do mercado financeiro no combate às mudanças climáticas

Evento do Fundo Monetário Internacional discute ações do mercado para colaborar com a recuperação verde durante a pandemia

Kristalina Georgieva, diretora do FMI: fundo discute papel do mercado financeiro no clima em evento (Peter Foley/Bloomberg)

Kristalina Georgieva, diretora do FMI: fundo discute papel do mercado financeiro no clima em evento (Peter Foley/Bloomberg)

Para serem capazes de cumprirem suas metas de redução do impacto ambiental causado pelas emissões de carbono e desmatamento em massa, os países precisam da colaboração do mercado financeiro. O papel desse agente e das empresas no combate à emergência climática global serão tema de evento promovido pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), nesta terça-feira, 8.

As melhores oportunidades podem estar nas empresas que fazem a diferença no mundo. Veja como com a EXAME Research

Irão participar do debate Kristalina Georgieva, diretora do FMI e o presidente do Banco Central da Inglaterra, Mark Carney, que também é conselheiro financeiro da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP26, e enviado especial da ONU para as ações do clima e finanças. O evento começa às 13h e será transmitido no Youtube (link abaixo).

yt thumbnail

Assine a newsletter Exame.ESG e descubra como a sustentabilidade empresarial impacta diretamente a performance de seus investimentos

A agenda ESG

Em pauta mesmo durante a crise do coronavírus, a emergência climática tem tido papel prioritário na agenda do FMI desde a chegada de Georgieva, em setembro do ano passado. Em janeiro, durante a Conferência em Davos, na Suíça, o FMI divulgou o relatório que antecipa o cenário econômico mundial, e deu destaque à pauta ambientalista. O Fórum também chamou as mudanças climáticas de “principal risco para a década”.

Em outubro, durante encontro virtual com ministros da economia de 52 países, a diretora do Fundo também expressou preocupação de que países fossem incapazes de cumprir com as metas do Acordo de Paris, que prevê redução de 25% a 50% das emissões de carbono nos próximos dez anos, e pediu aos principais emissores que adotem um piso para o preço do carbono, além de incluir investimentos verdes entre os valores gastos para conter os impactos econômicos da pandemia.

Já Carney apresentou, no início do ano, propostas para o “finanças verdes”, conjunto de estratégias para estimular a participação do mercado financeiro britânico em projetos sustentáveis que possam frear as mudanças climáticas.

Acompanhe tudo sobre:ONUFMIMudanças climáticasExame Hoje

Mais de ESG

Sem árvores, cidades seriam duas vezes mais quentes, diz estudo global

Dá para reciclar as figurinhas do álbum da Copa do Mundo? Essas empresas podem ajudar

Fundo de US$ 25 milhões vai financiar pequenos produtores na Amazônia

Por que há tantas comercializadoras de energia elétrica com problemas?