A meta da Unipar: impactar 900 mil pessoas com projetos sociais neste ano
Líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC na América do Sul, a empresa selecionou, até agora, 43 projetos para receber investimento social privado
EXAME Solutions
Publicado em 29 de agosto de 2023 às 09h00.
Última atualização em 29 de agosto de 2023 às 09h53.
Líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC na América do Sul, a empresa selecionou, até agora, 43 projetos para receber investimento social privado.
Em seu relatório de sustentabilidade, a Unipar reafirmou um compromisso público bastante grandioso (e ousado): impactar 2 milhões de pessoas até 2025 por meio de programas e projetos de promoção ao desenvolvimento humano, especialmente nas frentes de educação, cultura, esportes e ação social.
Neste ano, um grande passo foi dado rumo a essa meta. A companhia, líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC na América do Sul, selecionou 43 projetos para receber investimento social privado. Juntos, eles devem movimentar cerca de R$ 15 milhões e impactar a vida de 900 mil pessoas.
O montante investido inclui recursos próprios e incentivados no âmbito da Lei Federal de Incentivo à Cultura, bem como a Lei Federal de Incentivo ao Esporte, o Fundo para a Infância e Adolescência, o Fundo do Idoso, os Programas de Ação Cultural e de Incentivo ao Esporte, e o IPTU do Bom Empreendedor – esta última, uma iniciativa inédita da prefeitura de Cubatão.
Quais são os projetos da Unipar em São Paulo?
Na cidade de São Paulo, onde está instalado o escritório da companhia, a Unipar apoia grandes projetos voltados para a cultura, como museus de referência nacional, que possuem programas educativos para escolas e são fundamentais para a preservação do patrimônio cultural e histórico do Brasil.
Ao longo do ano, a companhia promove uma agenda positiva de visitas guiadas aos museus para centenas de pessoas, como estudantes e educadores das regiões onde a Unipar opera.
Entre os principais projetos apoiados pela empresa destacam-se o MAM e o Masp, que promovem o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras, com grandes exposições e acervos de impacto.
Já o Museu Catavento foi criado com a missão de aproximar crianças, jovens e adultos do mundo científico, despertar a curiosidade e transmitir conhecimentos básicos e valores sociais, por meio de exposições interativas e atraentes, com linguagem simples e acessível.
Quais são os projetos sociais da Unipar em Cubatão?
Em Cubatão, na região metropolitana da Baixada Santista, em São Paulo, onde conta com uma unidade fabril, a Unipar vai apoiar mais de dez projetos sociais neste ano.
Entre os selecionados para este ano estão o Mempodera, que promove o empoderamento, a igualdade de gênero, o incentivo ao esporte de meninos e meninas de 6 a 15 anos da comunidade por meio de aulas de wrestling (luta livre), inglês e de interações sociais.
Outro projeto de impacto é o Passeio Ciclístico Bora Pedalar, que pretende colocar até 3 mil pessoas a partir de 8 anos para pedalar. Incentivando a prática esportiva, a Unipar apoia outros dois projetos: o Corujinha Golfe, que utiliza o ensino do golfe como ferramenta para democratizar o acesso de crianças e jovens de Louveira, no interior de São Paulo, ao mundo do esporte; e o Sementinhas no Esporte II, que oferece aulas de futsal totalmente gratuitas voltadas para alunos de 6 a 11 anos da rede pública.
A Unipar também patrocina o Teatro do Kaos, por meio dos projetos FestKaos – Festival Nacional de Teatro, que recebe cerca de mil pessoas durante dez dias para prestigiar gratuitamente as peças que compõem a programação –; e do Caminhos da Independência, que compartilha a história da passagem de dom Pedro I pela região antes de proclamar a Independência do Brasil.
Somam-se a esses projetos o Oficina do Código, que deseja levar conteúdo relevante relacionado a tecnologia para escolas públicas de ensino fundamental e médio; e o Programa de Capacitação de ONGs, realizado pelo Cide e Ciesp Cubatão. Além deles, a empresa também contribuiu com os Fundos Municipais do Idoso e da Infância e Adolescência (FIA).
Quais são os projetos sociais da Unipar em Santo André?
Na região de Santo André, na Grande São Paulo, onde também conta com uma unidade fabril, a Unipar apoiará cerca de 15 projetos sociais neste ano.
Entre eles estão o Fazer Valer, que atende 120 crianças e adolescentes de 5 e 17 anos para a prática de judô e taekwondo; e o Skatescola, que oferece aulas de skate gratuitas e atenderá 100 crianças e adolescentes entre 8 e 18 anos de Rio Grande da Serra.
Assim como em Cubatão, a Unipar apoia em Santo André outras iniciativas voltadas para o desenvolvimento por meio do esporte, como o Corujinha Golfe e o Sementinhas no Esporte II; além da Orquestra Locomotiva e da Oficina do Código.
Vale destacar ainda o projeto Acessibilidade, um direito de todos!, da Casa de Apoio a Crianças com Câncer do ABC, que acolhe pacientes e familiares durante o tratamento; e o Festival de Fotografia de Paranapiacaba.
Trabalho junto à comunidade
Para fazer toda essa engrenagem funcionar, além da relação de transparência com todo o seu ecossistema, a Unipar mantém uma agenda anual com os Conselhos Comunitários Consultivos, que reúnem representantes das comunidades do entorno das fábricas para promover uma escuta ativa e debater as prioridades de cada comunidade.
Em 2022, a Unipar impactou positivamente cerca de 800 mil pessoas por meio dos projetos selecionados para receber o investimento social. A expectativa, agora, é encerrar 2023 com outras 900 mil vidas impactadas. E esse é só o começo.