ESG

JBS investe R$ 26 mi em projeto que combate incêndios no Pantanal

A princípio, o projeto consegue cobrir uma área de 2 milhões de hectares em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

A expectativa é de redução de mais de 50% das áreas queimadas (Mayke Toscano/Secom-MT/Divulgação)

A expectativa é de redução de mais de 50% das áreas queimadas (Mayke Toscano/Secom-MT/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 19 de outubro de 2021 às 10h28.

A JBS anunciou que vai investir cerca de R$ 26 milhões nos próximos quatro anos em um projeto para prevenir e combater incêndios no Pantanal. Segundo a companhia, a iniciativa é uma parceria com a startup Um Grau e Meio e a expectativa é de redução de mais de 50% das áreas queimadas por meio do acompanhamento por uma plataforma de inteligência artificial.

"A plataforma conta com uma gestão de incêndios, cruzando informações vindas de satélites, imagens de câmeras posicionadas em torres instaladas em fazendas, dados meteorológicos e histórico de fogo no local para emitir alertas em tempo real sobre casos de incêndio, além de investimentos no trabalho de campo, com brigadas atuando na linha de frente dos focos", explica a JBS.

A princípio, o projeto consegue cobrir uma área de 2 milhões de hectares em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A área será dividida de acordo com a disposição das brigadas de apoio criadas pela JBS e por outras instituições participantes no controle dos incêndios.

Além da parte prática do projeto, as equipes da Brigada Aliança, construída pela empresa, também farão um trabalho de engajamento e conscientização dos produtores rurais.

"Até o momento, 98 voluntários das fazendas cadastradas no projeto receberam treinamento e estão fortalecendo os combates a incêndios no Pantanal. Como resultado da ação em conjunto da JBS mais de 140 propriedades rurais já foram cadastradas. Cada uma delas recebeu um diagnóstico completo, incluindo o histórico recente e o risco de novos incêndios", informou.

A EXAME na COP26: acompanhe a cobertura da conferência mais importante do ano direto de Glasgow, na Escócia

Acompanhe tudo sobre:IncêndiosJBSMato GrossoMato Grosso do SulMeio ambientePantanal

Mais de ESG

O chamado de Gaia: o impacto da crise climática sobre as mulheres

Ibovespa cai e dólar sobe após cancelamento de reunião sobre pacote fiscal

O que é o mercado de carbono e por que ele pode alavancar a luta contra a crise climática

Receita Federal atualiza declaração de bens para viajante; veja o que muda