ESG

Patrocínio:

espro_fa64bd

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Gás Verde lança frota carbono zero para descarbonização do transporte pesado

Empresa adquire 100 caminhões a biometano e amplia solução para logística verde no Brasil

Atualmente, a Gás Verde produz 160 mil metros cúbicos de biometano por dia, número que deve saltar para 650 mil até 2028 (Gás Verde/Divulgação)

Atualmente, a Gás Verde produz 160 mil metros cúbicos de biometano por dia, número que deve saltar para 650 mil até 2028 (Gás Verde/Divulgação)

Letícia Ozório
Letícia Ozório

Repórter de ESG

Publicado em 18 de fevereiro de 2025 às 17h36.

Tudo sobreEnergia renovável
Saiba mais

A Gás Verde, produtora de biometano, está expandindo sua atuação no setor de transporte ao oferecer uma solução para a descarbonização logística. A empresa fechou contrato de 100 caminhões movidos a gás da Scania, que serão abastecidos com biometano produzido em aterros sanitários.

A iniciativa busca atender transportadoras e empresas que operam com logística rodoviária, em um país onde 60% da carga é movimentada por rodovias e o diesel ainda é o combustível predominante. Como parte do projeto, a Gás Verde garantirá pontos de abastecimento nas principais rotas do Sudeste, região responsável pelo maior fluxo de transporte do Brasil.

“Diante da emergência climática, é cada vez mais urgente descarbonizar o setor de transportes no país. É nesse contexto que a Gás Verde apresenta uma solução de logística verde e com pronto atendimento para transportadoras e companhias que têm a necessidade de zerar emissões na cadeia logística", afirma Marcel Jorand, CEO da Gás Verde. "O biometano é um combustível premium e a melhor opção para descarbonização eficiente de veículos leves e pesados."

Frota carbono zero

A nova frota da Gás Verde faz parte da iniciativa Carbono Zero, que possibilita às indústrias reduzir suas emissões no escopo 3, categoria que inclui as emissões indiretas da cadeia logística. O serviço inclui o aluguel dos caminhões já abastecidos, além de manutenção programada e abastecimento sob demanda.

“Nosso objetivo é apoiar as indústrias na descarbonização. As indústrias têm metas de redução de carbono e descarbonização dos seus produtos e da sua fábrica, e também agora das frotas do escopo 3. A Gás Verde vem com essa solução para atender seus clientes, as grandes indústrias, substituindo o diesel pelo biometano”, explica Jorand. Ele destaca ainda que a expectativa é reduzir em até 99% a pegada de carbono dos veículos dos clientes.

Newsletter EXAME ESG: acompanhe gratuitamente as principais tendências do setor.

O modelo GH 460 6x2 da Scania foi escolhido pela eficiência e autonomia: equipado com dois cilindros de gás, o caminhão pode rodar até 650 km sem necessidade de reabastecimento.

Redução de emissões

A L’Oréal já utiliza o biometano da Gás Verde para abastecer sua frota inbound, responsável pelo transporte entre a fábrica de Vila Jaguará (SP) e o centro de distribuição Gaia, em Jarinu (SP). Desde 2023, a empresa substituiu o GNV pelo biometano, reduzindo suas emissões e avançando na meta de cortar 50% das emissões até 2030.

Além dos ganhos ambientais, o biometano tem a vantagem de ser um combustível nacional, indexado ao IPCA, sem oscilação cambial e sem necessidade de compra de créditos de carbono.

Atualmente, a Gás Verde produz 160 mil metros cúbicos de biometano por dia, número que deve saltar para 650 mil até 2028, com a abertura de novas usinas em seis estados.

“Toda a solução oferecida reafirma que seguimos firmes com a transformação sustentável no transporte”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisEnergiaScaniaCombustíveisEnergia renovável

Mais de ESG

O ‘novo normal’ dos eventos extremos e a resiliência no fornecimento de energia elétrica

Banco da Amazônia encerra COP30 com nova arquitetura financeira verde

Para avançar no ESG, empresas apostam na formação de jovens aprendizes

Da frota elétrica ao mercado global: como Manaus quer monetizar sua descarbonização