ESG

Apoio:

logo_unipar_500x313
logo_espro_500x313
Logo Lwart

Parceiro institucional:

logo_pacto-global_100x50

Favela dos Sonhos, em São Paulo, terá internet sem fio gratuita de 9,6 Gb por segundo

Projeto, uma parceria da Gerando Falcões com Huawei, VIP Telecom e FiberX, visa promover a inclusão digital e o empreendedorismo

Favela dos Sonhos, em São Paulo: além da internet gratuita, comunidade terá salas de treinamento e capacitação (Gerando FalcÕes/Divulgação)

Favela dos Sonhos, em São Paulo: além da internet gratuita, comunidade terá salas de treinamento e capacitação (Gerando FalcÕes/Divulgação)

Rodrigo Caetano
Rodrigo Caetano

Editor ESG

Publicado em 5 de março de 2023 às 12h02.

Há diversas maneiras de reduzir a desigualdade. Programas de transferência de renda são eficientes, por exemplo, vide o Bolsa Família. Manter uma política fiscal responsável, que permita o controle da inflação, um grande algoz dos mais pobres, e dos juros, também. Mas nada disso funciona sem a criação de oportunidades.

É nesse ponto que o projeto Favela 3D trabalha. Criado pela ONG Gerando Falcões, do empreendedor social Edu Lira, ele busca transformar as favelas brasileiras por meio da infraestrutura e da educação, os dois principais pilares da oportunidade. Neste sábado, 4, mais um passo foi dado nessa direção, com a inauguração de um programa que levará internet gratuita à Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, na periferia de São Paulo.

A conexão será viabilizada por uma parceria entre a ONG, a fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações Huawey, a operadora de fibra ótica VIP Telecom e a integradora de tecnologia FiberX. A tecnologia utilizada será a Wi-Fi 6, protocolo de transferência de dados sem fio que pode atingir velocidades de 9,6 Gb por segundo – a título de comparação, é quase 50% mais rápido do que um roteador sem fio tradicional, utilizado pela maioria das operadoras.

Jovens serão os maiores beneficiados

Cerca de 200 famílias serão beneficiadas. Quase 40% da população da Favela dos Sonhos é formada por jovens até 14 anos, que estão na flor da idade educacional. É nesse período que se forma capacidades básicas, de leitura, escrita, conhecimento etc., que serão fundamentais no mercado de trabalho.

"Os jovens dependem, muitas vezes, de conexão para avançar nos estudos "Nina Rentel, diretora de tecnologias sociais da Gerando Falcões

Além da conexão, o projeto irá transformar os centros comunitários locais em salas de treinamento, onde os residentes poderão ter aulas simples, como de elaboração de currículos, até cursos técnicos e de empreendedorismo.

O projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida) está em andamento em quatro territórios: na Favela Marte, em São José do Rio Preto (SP), na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos (SP), no Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ) e em Vergel do Lago, em Maceió (AL). Os locais possuem características e populações diferentes, permitindo que a metodologia se adeque e se consolide em ambientes distintos, que seguem com trabalhos que serão realizados ao longo dos próximos dois anos.

Acompanhe tudo sobre:Favelas

Mais de ESG

Proteína de algas marinhas pode potencializar antibióticos e reduzir dose em 95%, aponta estudo

Como distritos de Mariana foram reconstruídos para serem autossustentáveis

'Rodovia elétrica' entre Etiópia e Quênia reduz apagões e impulsiona energia renovável na África

Ascensão de pessoas com deficiência na carreira ainda é desafio, diz estudo