Contra a Dengue, QuintoAndar utiliza biotecnologia em casas
Previsão é de impactar 6 mil pessoas na primeira etapa de implementação, em São Paulo
Repórter de ESG
Publicado em 21 de abril de 2023 às 08h03.
Última atualização em 27 de abril de 2023 às 12h51.
Entre janeiro e fevereiro deste ano, o Brasil registrou quase 160 mil casos de dengue, segundo o Ministério da Saúde. O dado corresponde a uma alta de quase 50% em relação ao mesmo período de 2022. Em São Paulo, a alta foi de 47%. Houve também o acúmulo de água gerado pelas últimas chuvas do verão, que aumentam as probabilidades de proliferação do mosquito Aedes Aegypti – responsável pela dengue. Pensando nisso, o QuintoAndar, em parceria com a Oxitec, lançou o “ Casas contra o Aedes ”, iniciativa que usa tecnologia para o combate da doença.
Para isto, serão distribuídas às casas do portfólio a Caixa do Bem, caixas com ovos de mosquitos machos com uma característica autolimitante. Os mosquitos nascem e se dispersam perto das caixas para acasalar com fêmeas Aedes Aegypti. Do cruzamento, nascem apenas machos, que não picam e por isso, não transmitem a doença.
- Citigroup tem lucro de US$ 4,6 bilhões no 1º trimestre
- Indonésia registra terremoto de magnitude 7,0
- Usiminas (USIM5): lucro líquido cai 57% no 1º trimestre
- Incêndio em abrigo para crianças e adolescentes do Recife deixa quatro mortos
- Dona do Angry Birds dispara 17% na bolsa após oferta da Sega de R$ 3,8 bi
- Micro e pequenas empresas criaram 85% das vagas de trabalho de fevereiro
“O QuintoAndar se alia ao combate da dengue para ajudar a atenuar esse problema crônico no país. Vamos empregar tecnologia para fazer esse controle biológico, sem ferir o meio ambiente. Além disso, queremos dar visibilidade ao problema que afeta a população, principalmente nesta época de fortes chuvas”, diz a diretora de marketing do QuintoAndar, Flávia Mussalem.
O projeto será aplicado, inicialmente, no bairro do Jabaquara, em São Paulo. Ali, serão espalhadas Caixas do Bem em mais de 70 locais mapeados, o que corresponde a uma zona de 400 mil m ², para proteger 6 mil pessoas. O próximo passo é expandir o programa para distribuir 200 caixas gratuitamente – tanto pelo site do QuintoAndar como pelos canais da Oxitec.
A marca ainda lançou filmes e peças para apoiar discussões de saúde sobre o tema. O filme, por exemplo, mostra o que cada cidadão pode fazer para evitar a proliferação por meio da tecnologia disponibilizada. As companhias também contarão com conteúdos especiais do dr. Dráuzio Varella, com informações relevantes sobre a dengue no Brasil.