Exame Logo

Como implementar a sustentabilidade e o ESG nas empresas

As práticas ESG estão cada vez mais forte nas empresas. Mas ainda há dúvidas de como fazer algo que realmente permeie a cultura e as ações no dia a dia. Sobre o tema, José Monforte e Dennis Herszkowicz conversaram no Exame ESG Summit 2022

(Luis Alvarez/Getty Images)

Marina Filippe

Publicado em 22 de junho de 2022 às 08h00.

Última atualização em 22 de junho de 2022 às 16h24.

As práticas ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) estão cada vez mais forte nas empresas. Mas, ao mesmo tempo, ainda há dúvidas de como fazer algo que realmente permeie a cultura e as ações no dia a dia. Sobre o tema, o conselheiro de empresas e fundador do IBGC, José Monforte, e o CEO da empresa de tecnologia Totvs, Dennis Herszkowicz, conversaram com Renata Faber, head de ESG da EXAME noExame ESG Summit 2022.

Receba gratuitamente a newsletter da EXAME sobre ESG. Inscreva-se aqui

Veja também

Para Dennis, é preciso começar considerando o contexto atual, no qual o trabalho presencial é retomado aos poucos, depois de picos da pandemia da covid-19. "Atualmente, 90% das pessoas trabalham três dias no escritório da Totvs e dois dias remotos. Estamos começando a ter mais dados sobre o modelo hibrido. Mas, é um grande desafio fazer com que pessoas novas conheçam a cultura da empresa", diz.

Já segundo Monforte, sempre houve o discurso da empresa ser gerida para a perenidade e o ESG faz isto. "Houve uma sensibilização maior para o S, de social, na pandemia da covid-19. E a raíz do ESG está no propósito da companhia, acompanhado por planejamento estratégico. ESG só se instala quando está em todos os processos de decisão da companhia", diz.

O executivo lembra ainda que o vetor de pressão sobre a governança hoje é a sociedade. "E a moeda principal é a lealdade e, não o dinheiro. Os negócios recebem uma licença social e para valorizar isso é precisa se atentar ao que as pessoas querem".

Considerando o ESG no centro do negócio, a Totvs tem buscado caminhos para ser melhor em práticas ambientais, sociais e de governança, mas também influenciar mudanças no mercado. "Vamo ajudar nosso cliente a reduzir a pegada ambiental , por exemplo. Percebemos também que ainda há um desconhecimeno do que é o ESG e de como isto pode gerar valor para e empresa, queremos mudar este cenário", diz Dennis. Veja a conversa completa abaixo.

Leia também

O que é ESG, a sigla que virou sinônimo de sustentabilidade

Equidade racial deve ser prioridade em estratégia ESG

Acompanhe tudo sobre:Conselhos de administraçãoCulturaEmpresasMelhores do ESG 2022 - TelecomSustentabilidade

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de ESG

Mais na Exame