Esfera Brasil

Um conteúdo Esfera Brasil

Com relação diplomática sólida, Brasil e Itália colhem frutos da aproximação

Com o propósito de desburocratizar rotina dos cidadãos e fortalecer instituições, países assinam acordos em diferentes áreas

Lula visitou Sergio Mattarella em 2023, e recebeu italiano no Planalto neste ano (Ricardo Stuckert / PR/Agência Brasil)

Lula visitou Sergio Mattarella em 2023, e recebeu italiano no Planalto neste ano (Ricardo Stuckert / PR/Agência Brasil)

Esfera Brasil
Esfera Brasil

Plataforma de conteúdo

Publicado em 9 de outubro de 2024 às 08h18.

Tudo sobreGoverno Lula
Saiba mais

Iniciada há 150 anos, com a chegada de um navio com imigrantes ao porto de Vitória, no Espírito Santo, para trabalhar nas plantações de café, a relação entre Brasil e Itália tem se fortalecido nos últimos anos graças aos esforços do corpo diplomático de ambos os países.

Com mais de 100 mil brasileiros vivendo na Itália e 800 mil cidadãos italianos habitando o Brasil, a boa relação também se traduz em acordos assinados por governos e autarquias de ambas as nações, com o propósito de estimular novos negócios e o cotidiano de quem vive nos dois países. Em setembro, os bancos centrais brasileiro e italiano celebraram um memorando de entendimento para fortalecer o desempenho das duas instituições. O documento aprimora as condições para a cooperação e troca de informações e inclui a possibilidade de inspeções nas diferentes áreas jurisdicionais.

Em julho, durante visita do presidente italiano Sergio Mattarella ao Brasil, os países renovaram o acordo de conversão da carteira de habilitação brasileira em documento italiano de igual natureza. Segundo a regra, brasileiros com licença para dirigir emitida por aqui e que sejam moradores da Itália há menos de seis anos podem solicitar o documento italiano sem precisar passar pelo processo de ter aulas em autoescola ou realizar exames práticos e teóricos. Os termos também são válidos para cidadãos italianos residentes no Brasil e dependem de ratificação pelo Congresso Nacional.

“A maior força propulsora dos vínculos entre Itália e Brasil são nossas sociedades, e é do nosso interesse aproximá-las com medidas simples que apoiem o intercâmbio. Por isso, estou satisfeito com a assinatura hoje de acordo de reconhecimento recíproco de carteira de habilitação”, declarou, durante a ocasião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao lado do homólogo italiano.

Economia e segurança

Por meio de uma colaboração com o Instituto Internacional Ítalo-Latino-Americano, o Comitê de Cooperação Italiana para o Desenvolvimento aprovou dois projetos para apoiar a formação de policiais no Brasil, Argentina, Chile e México, bem como a troca de informações que podem embasar análises sobre fluxos financeiros ilícitos. Segundo o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, as iniciativas respaldam o combate ao crime organizado nos diferentes países e fortalecem a atuação do governo italiano como importante parceiro dos países latino-americanos.

A cooperação internacional e a necessidade de aprofundar o debate sobre segurança pública será um dos temas a serem abordados durante o II Fórum Internacional Esfera, realizado nos dias 11 e 12 de outubro, em Roma. Os diálogos terão transmissão ao vivo pelo canal da Esfera Brasil no YouTube. Ative as notificações para saber sobre o início de cada debate.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaGoverno Lula

Mais de Esfera Brasil

Como reuniões do Copom e Fed devem influenciar trajetória de juros no Brasil e nos EUA

Como ficaria o desenho da Câmara dos Deputados com mudança na distribuição de assentos por estados

Criação de Autoridade Climática segue dividindo pontos de vista no governo

Imposto seletivo deve ser calibrado para conter consumo de álcool e tabaco, diz Banco Mundial