Economia

Vendas na semana do Dia dos Pais crescem 6%

Na semana do Dia dos Pais de 2011, as vendas do varejo tiveram alta de 8,8%


	Pessoas fazem compra em um shopping: na cidade de São Paulo, a semana do Dia dos Pais teve expansão das vendas ligeiramente maior do que no resto do país
 (Alexandre Battibulgi/EXAME.com)

Pessoas fazem compra em um shopping: na cidade de São Paulo, a semana do Dia dos Pais teve expansão das vendas ligeiramente maior do que no resto do país (Alexandre Battibulgi/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de agosto de 2012 às 18h09.

São Paulo – As vendas na semana do Dia dos Pais (6 a 12 de agosto) cresceram 6% em comparação ao mesmo período de 2011, apontou levantamento da Serasa Experian. No fim de semana da data, o aumento da atividade do comércio foi de 5,9%, enquanto no ano passado o crescimento foi de 7,2% nos mesmos dois dias. Na semana do Dia dos Pais de 2011, as vendas do varejo tiveram alta de 8,8%.

Para o economista da Serasa, Carlos Henrique de Almeida, apesar do crescimento deste ano ter sido menor do que em 2011, a expansão é significativa, por ser “um crescimento sobre uma base elevada”. Segundo ele, o resultado mostra um aumento gradual do consumo, que havia se retraído em função das dívidas contraídas pelos consumidores, resultando na alta da inadimplência dos últimos meses.

O economista disse que em junho a inadimplência entrou em queda. Essa nova conjuntura abre, de acordo com Almeida, “a perspectiva de um final de ano que repita ou seja um pouco superior a 2011”, em relação as vendas.

Como ainda estão por vir duas datas importantes para o comércio – Dia das Crianças e Natal – o economista acredita que o aumento das vendas do Dia dos Pais tem um “significado especial”, indicando uma possível recuperação do consumo ao longo do segundo semestre.

Na cidade de São Paulo, a semana do Dia dos Pais teve expansão das vendas ligeiramente maior do que no resto do país: aumento de 7,4%, contra 6,3% no mesmo período de 2011. No fim de semana da data, entretanto, as vendas na capital paulista tiveram alta de apenas 2,2%, abaixo dos 5,8% registrados no ano passado.

Acompanhe tudo sobre:Consumodia-dos-paisEmpresasempresas-de-tecnologiaExperianFeriadosSerasa Experian

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor