Economia

Vendas em shoppings sobem 7,7% em setembro no país; alta é de 4,2% no ano

Regionalmente, Sul e Centro-Oeste tiveram crescimento superior à média nacional nas vendas, com altas de 8,9% e 8,5%, respectivamente

Shopping centers: No acumulado do ano até setembro, os shoppings do país venderam 4,2% mais ante o mesmo período de 2017 (Facebook/Reprodução)

Shopping centers: No acumulado do ano até setembro, os shoppings do país venderam 4,2% mais ante o mesmo período de 2017 (Facebook/Reprodução)

R

Reuters

Publicado em 12 de novembro de 2018 às 14h52.

Última atualização em 12 de novembro de 2018 às 14h52.

São Paulo - As vendas em shopping centers do Brasil em setembro subiram 7,7 por cento sobre igual intervalo do ano passado, reforçando as expectativas de que o setor encerrará 2018 com crescimento de cerca de 6 por cento, anunciou nesta segunda-feira, 12, a entidade que representa o setor, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

"O segundo semestre é o mais forte em vendas para o setor. Outros fatores determinantes são a retomada da economia, o aumento do índice de confiança do consumidor e os novos modelos de negócios adotados pelos empreendimentos", afirmou Glauco Humai, presidente da associação, em comunicado à imprensa. No acumulado do ano até setembro, os shopping centers do país venderam 4,2 por cento mais na comparação com o mesmo período de 2017, mostrou o levantamento.

Há duas semanas, a administradora de shopping centers de alto padrão Multiplan informou que apurou alta de 7 por cento nas vendas do terceiro trimestre sobre um ano antes, para 3,6 bilhões de reais. A Iguatemi teve crescimento de 4,8 por cento no conceito mesmas áreas e a BR Malls deve divulgar seus dados no final da terça-feira.

Regionalmente, Sul e Centro-Oeste tiveram crescimento superior à média nacional nas vendas, com altas de 8,9 e 8,5 por cento, respectivamente, seguidas por Sudeste (+7,5 por cento), Nordeste (+7,2 por cento) e Norte (6,6 por cento). Em setembro, as categorias que mais se destacaram nas vendas foram artigos do lar (+18,46 por cento), telefonia (+12,27 por cento) e perfumaria (+11,69 por cento).

O desempenho dos shopping centers no período superou a alta de 4,7 por cento das vendas em lojas de rua, apurado pelo Índice Cielo, destacou a associação.

Acompanhe tudo sobre:BalançosCrescimento econômicoLucroMultiplanShopping centersVendas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor