Economia

Vendas do varejo sobem 0,5% em maio ante abril, diz IBGE

O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas


	Ao incluir atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,3% 
 (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

Ao incluir atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,3%  (Chris Ratcliffe/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2014 às 09h59.

Rio - As vendas do comércio varejista subiram 0,5% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, informou nesta quarta-feira, 16, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde uma queda de 1,00% a uma alta de 1,10%, e acima da mediana positiva, de 0,10%.

Na comparação com maio do ano passado, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 4,8% em maio deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam de expansão de 1,78% a 5,30%, com mediana de 3,80%. Até maio, as vendas do varejo restrito acumulam altas de 5,0% no ano e de 4,9% nos últimos 12 meses.

Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,3% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal.

O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam queda de 0,10% a 1,50%, com uma queda menor que a mediana estimada, negativa em 0,60%.

Na comparação com maio do ano passado, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 0,9% em maio deste ano. Nesse confronto, as projeções variavam de um recuo de 1,00% a aumento de 4,40%, com mediana positiva de 0,60%. Até maio, as vendas do comércio varejista ampliado acumulam altas de 1,4% no ano e de 2,2% nos últimos 12 meses.

De acordo com o IBGE, o índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito caiu 0,1% no trimestre encerrado em maio.

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas recuou 0,3% no trimestre encerrado em maio.

Acompanhe tudo sobre:ComércioEstatísticasIBGEVarejo

Mais de Economia

Potencial econômico da China é visto como forte por mais de 70% globalmente

China amplia déficit e intensifica políticas fiscais para crescimento em 2025

Pix não será taxado em 2025: entenda as novas regras de monitoramento da Receita Federal

Rui Costa diz que eventos climáticos levaram inflação de 2024 para fora do teto