Exame Logo

Vendas do comércio caem 0,38% em junho

Das oito categorias pesquisadas, apenas uma apresentou aumento de vendas no período

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h16.

As vendas do comércio varejista recuaram 0,38% em junho, aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira (16/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse foi o segundo resultado negativo do ano, registrado após três meses de altas consecutivas.

Segundo o IBGE, das oito categorias analisadas, somente a que engloba hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebida e fumo apresentou alta nas vendas - 1%. Nas demais, houve redução de até 5,46%. Com isso, a receita nominal do comércio recuou 0,25%.

Veja também

Na comparação com junho do ano passado, entretanto, os números são positivos: aumento de 4,08% nas vendas e de 4,75% na receita nominal. Nos últimos 12 meses, o crescimento nas vendas foi de 5,34% e de 8,20% na receita nominal. No período, os equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação foram os que mais apresentaram incremento de vendas, 53,38%. De acordo com o IBGE, o resultado reflete a melhoria no rendimento da população e nas condições de crédito e emprego.

Enquanto o setor de supermercados e hipermercados registra alta de 10% nas vendas do segundo trimestre no Brasil, o Wal-Mart, maior rede mundialvarejista, anuncia queda nos lucros globais pela primeira vez em dez anos. A empresa teve ganhos de 2,08 bilhões de dólares entre abril e junho, contra 2,8 bilhões contabilizados no mesmo período de 2005.

De acordo com o Wal-Mart, a redução dos lucros foi decorrente da venda de suas lojas na Alemanha e na Coréia do Sul, além da forte competição no mercado americano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame